Fraude do INSS: PF cumpre 52 mandados em nova fase da Operação Sem Desconto
ICARO Media Group TITAN
A Polícia Federal (PF) e a Controladoria-Geral da União (CGU) deflagraram uma nova etapa da Operação Sem Desconto nesta quinta-feira (18/12). A investigação foca em um esquema nacional de descontos não autorizados em aposentadorias e pensões do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). Nesta fase, estão sendo cumpridos 52 mandados de busca e apreensão, 16 mandados de prisão preventiva e outras medidas cautelares, expedidas pelo Supremo Tribunal Federal (STF).
Entre os alvos dessa operação está o senador Weverton Rocha (PDT-MA), vice-líder do governo Lula no Senado. As ordens judiciais estão sendo executadas em diversos estados do país, como São Paulo, Paraíba, Rio Grande do Norte, Pernambuco, Minas Gerais e Maranhão, além do Distrito Federal. O objetivo da ação é aprofundar as investigações e detalhar a estrutura criminosa responsável por realizar descontos fraudulentos em benefícios previdenciários, sem autorização dos aposentados e pensionistas.
As investigações sobre o esquema revelam que valores irregulares foram descontados dos benefícios de aposentados e pensionistas do INSS, totalizando um montante que pode chegar a R$ 6,3 bilhões. Este esquema aconteceu no período de 2019 a 2024 e consistia em cobranças mensais irregulares, descontadas dos benefícios dos segurados sem a devida autorização. Os recursos desviados foram pulverizados por meio de contas de terceiros e empresas de fachada, dificultando o rastreamento do dinheiro.
O senador Weverton Rocha (PDT-MA) é um dos alvos da operação, que também tem como destaque o afastamento do secretário-executivo do Ministério da Previdência, Aldroaldo Portal, de suas funções e a prisão domiciliar, conforme determinação judicial. A ação tem um alcance nacional e afetou milhares de beneficiários do INSS, especialmente idosos, que nem sempre percebiam os descontos de forma imediata. A nova fase da Operação Sem Desconto busca responsabilizar os envolvidos, recuperar valores desviados e proteger as vítimas desse esquema fraudulento.
Quer ficar informado? Siga a TITAN no WhatsApp, Facebook, X, BlueSky e Threads
