Fumaça Branca: novo Papa é eleito no Vaticano após quatro escrutínios

ICARO Media Group TITAN






Um novo pontífice foi escolhido hoje no Vaticano após quatro rodadas de votação. Às 13h08 (horário de Brasília), uma fumaça branca saiu das chaminés da Capela Sistina, sinalizando que a Igreja Católica Apostólica Romana tem um novo líder. O 267º papa foi eleito após a morte de Francisco, líder anterior, há 17 dias. Embora ainda não tenha sido revelada a identidade e nacionalidade do novo papa, o cardeal protodiácono, Dominique Mamberti, irá em breve à sacada da Basílica de São Pedro anunciar o "Habemus Papam!".
O cardeal eleito, escolhido por pelo menos dois terços dos 133 votantes, responderá a duas perguntas cruciais antes de ser apresentado ao público: se aceita sua eleição canônica para Sumo Pontífice e como deseja ser chamado. O rito de seleção é regido pela Constituição Apostólica Universi Dominici Gregis, que define as diretrizes para os conclaves. Antes de ser revelado aos fiéis, o novo papa terá um momento de reflexão na "sala das lágrimas", localizada na Capela Sistina.
Sete cardeais brasileiros participaram do conclave, entre eles Dom Odilo Scherer e Dom Orani Tempesta. A expectativa é que o novo papa promova a paz, o amor e a justiça social, rejeitando armas, guerras e promovendo a união. Os sinos da Basílica de São Pedro tocaram para anunciar a eleição do novo pontífice, e a multidão na Praça de São Pedro aplaudiu com a saída da fumaça branca indicativa. Em breve, o sucessor de Francisco fará sua primeira aparição pública e proferirá uma bênção aos fiéis.
Quer ficar informado? Siga a TITAN no WhatsApp , Facebook , X , BlueSky , Threads e Telegram


