Governo espanhol declara estado de emergência após apagão

ICARO Media Group TITAN






O grande apagão que afetou a maior parte da Península Ibérica, levou o Ministério do Interior da Espanha a declarar estado de emergência. O incidente ocorreu nesta segunda (28) e provocou o colapso do sistema de transporte público, congestionamentos nas estradas e atrasos em voos. Os estados de Madri, Andaluzia e Extremadura já solicitaram a intervenção do governo central para restabelecer a ordem pública e outras funções.
O primeiro-ministro da Espanha, Pedro Sánchez, afirmou que ainda não há conclusões sobre a causa do apagão que afetou severamente a região. Redes de transporte foram paralisadas, hospitais ficaram sem energia, e muitas pessoas precisaram ser resgatadas de metrôs e elevadores. As concessionárias de serviços públicos trabalham para restabelecer a rede, porém a operadora espanhola de transmissão de energia, Red Eléctrica, estima que a interrupção pode durar de 6 a 10 horas.
Há especulações sobre a possibilidade de um ataque cibernético ter desencadeado o apagão, mas o presidente do Conselho Europeu, Antonio Costa, descartou essa hipótese. Por sua vez, a REN, Redes Energéticas Nacionais de Portugal, negou a teoria de que um fenômeno atmosférico raro tenha sido a causa do apagão. Os governos espanhol e português estão unindo esforços para investigar a ocorrência, que também teve impacto breve em partes da França.


