Home
Notícias
Governo Lula exonera aliados do Centrão após derrota em votação na Câmara
Notícias

Governo Lula exonera aliados do Centrão após derrota em votação na Câmara

publisherLogo
ICARO Media Group TITAN
14/10/2025 00h21
icon_WhatsApp
icon_Twitter
icon_facebook
icon_email
https://timnews.com.br/system/rss_links/images/51010/original/Logo_quadrado.png?1764257659
icon_WhatsApp
icon_Twitter
icon_facebook
icon_email
PUBLICIDADE

O governo do presidente Lula iniciou uma série de exonerações de indicações do Centrão em cargos de segundo escalão, após sofrer uma derrota na Câmara com a derrubada da medida provisória que substituiria o aumento do IOF. As demissões atingem aliados do presidente do PP, senador Ciro Nogueira (PI), e de deputados do PSD, presidido por Gilberto Kassab, além de nomes do União Brasil e do MDB.

Entre os exonerados, estão Lena Carolina Brandão, da superintendência do Iphan no Maranhão, e Harley Xavier Nascimento, indicado como superintendente da Codevasf em Bom Jesus da Lapa. Nos últimos dias, a ministra das Relações Institucionais, Gleisi Hoffmann, sugeriu um "pente-fino" a Lula, que autorizou as represálias.

Nomes ligados a Ciro Nogueira (PI) e ao PL foram exonerados da Caixa, assim como integrantes do MDB e do Ministério da Agricultura perderam seus cargos. A falta de comunicação formal do Planalto com o PSD sobre as exonerações tem causado incômodo na bancada, que costuma apoiar o governo.

Apesar das retaliações, o governo mantém a possibilidade de realinhamento de posicionamento dos exonerados. Parlamentares consideram que a votação da medida provisória na Câmara serviu como um termômetro para avaliar a lealdade ao governo, em um contexto que envolve não apenas a governabilidade no Congresso, mas também projeções para as eleições de 2026.

 

Quer ficar informado? Siga a TITAN no WhatsApp, Facebook, X, BlueSky e Threads 

Este artigo foi criado por humanos via ferramenta de Inteligência Artificial e não reflete, necessariamente, a opinião do TIM NEWS, da TIM ou de suas afiliadas.
icon_WhatsApp
icon_Twitter
icon_facebook
icon_email
PUBLICIDADE
Confira também