Greve dos Dubladores nos EUA pode afetar lançamento de jogos famosos
ICARO Media Group TITAN

O Sindicato dos Atores de Hollywood (SAG-AFTRA) convocou uma greve que já está em andamento nos Estados Unidos, podendo impactar seriamente o desenvolvimento de jogos populares, como "GTA 6". A paralisação teve início nesta sexta-feira (26) e é motivada pelas negociações de um novo Acordo de Mídia Interativa, tema discutido com as maiores empresas de jogos dos EUA desde o final de 2022.
Uma das principais reivindicações dos artistas é a garantia de maior proteção aos dubladores e atores de captura de movimento em relação ao uso de inteligência artificial nos jogos eletrônicos. Existe o temor de que a implementação massiva dessa tecnologia possa reduzir as remunerações e a quantidade de postos de trabalho.
As principais empresas do setor de jogos eletrônicos dos Estados Unidos, como Take-Two Productions, Warner Bros. Games, Activision, Electronic Arts, Epic Games e Insomniac, são os alvos dessa greve. Dependendo da duração do movimento, jogos em desenvolvimento, como "GTA 6", "Marvel's Wolverine", "Marvel 1943: Rise of Hydra" e o próximo título da franquia "Call of Duty", correm o risco de sofrer atrasos.
De acordo com informações divulgadas pelo sindicato, a maioria das demandas do SAG-AFTRA, como remuneração, tempo de descanso e assistência médica em gravações de risco, foi atendida pelas empresas da indústria. No entanto, ainda parece haver um impasse em relação à questão da inteligência artificial.
A organização afirma que as empresas estão se recusando a fornecer garantias de proteção contra o uso indiscriminado de IA. No ano passado, durante a greve dos atores em 2023, que durou quase 120 dias e afetou a produção de vários filmes e séries de TV, o sindicato também demandou proteções, como consentimento para reprodução de voz gerada por IA e maior compensação financeira pelo uso de vozes de artistas.

