Home
Notícias
Homem do RJ responderá por falsa comunicação de crime por incidente em que assaltante é arrastado
Notícias

Homem do RJ responderá por falsa comunicação de crime por incidente em que assaltante é arrastado

publisherLogo
ICARO Media Group TITAN
31/07/2024 15h50
icon_WhatsApp
icon_Twitter
icon_facebook
icon_email
https://timnews.com.br/system/images/photos/16308104/original/open-uri20240731-66-y0yczp?1722443041
©Reprodução: Redes Sociais
icon_WhatsApp
icon_Twitter
icon_facebook
icon_email
PUBLICIDADE

Um homem de 27 anos, identificado como Rafael Queiroz, foi acusado de cometer falsa comunicação de crime após afirmar ser o motorista responsável pelo arrasto de um suposto assaltante pela janela de seu veículo em movimento, no bairro nobre da Barra da Tijuca, no Rio de Janeiro. As imagens do incidente se tornaram virais nas redes sociais recentemente.

Queiroz foi ouvido pela Polícia Civil do Rio de Janeiro nesta segunda-feira (29), especificamente na 42ª Delegacia de Polícia (DP) de Recreio dos Bandeirantes. Segundo o UOL, a Polícia informou que ele responderá por falsa comunicação de crime, crime previsto no artigo 340 do Código Penal. A pena para esses casos pode variar de detenção de um a seis meses ou uma multa.

A falsa comunicação de crime consiste em informar às autoridades um crime inexistente. Essa ação pode desencadear uma série de investigações envolvendo órgãos públicos, como delegacias, fóruns e Ministério Público. O que que diferencia este tipo de crime do que seria chamado de denúncia caluniosa, é o fato de que a denúncia caluniosa se caracteriza por atribuir a uma pessoa inocente um crime, provocando a abertura de um processo ou investigação contra essa pessoa. No caso da falsa comunicação de crime, basta comunicar às autoridades um crime fictício, sem necessariamente indicar o suposto criminoso.

O vídeo do incidente mostra o que supostamente seria um suspeito de tentativa de roubo de celular sendo arrastado pela janela de um carro em movimento. As imagens foram gravadas por testemunhas e divulgadas nas redes sociais. No vídeo, é possível ver o homem se segurando no vidro da janela lateral do veículo enquanto é arrastado.

Segundo relatos dos que filmaram o incidente, o homem arrastado teria tentado roubar o celular do motorista durante uma parada de sinal de trânsito na Avenida Salvador Allende. O motorista, entretanto, dirigiu seu veículo com o suspeito preso à lateral do carro.

Embora as imagens tenham sido divulgadas recentemente nas redes sociais, não se sabe a data exata do incidente. Além disso, não se tem informações sobre se o celular foi realmente levado pelo suspeito ou se ele sofreu ferimentos após ser deixado pelo motorista.

Rafael Queiroz se auto-identificou como o motorista envolvido no caso, mesmo sem ser verdade. O motorista de aplicativo afirmou ter arrastado o suspeito pela janela do veículo. No entanto, após investigação, foi descoberto que ele inventou a história para obter reconhecimento nas redes sociais. 

Rafael fez publicações nas redes sociais explicando que sua auto-identificação foi uma "trollagem":

"Eu não sabia que (a história) ia sair do Instagram. Eu tenho provas de que não era eu no vídeo. [...] Apenas entrei na brincadeira. Me trollaram falando de reportagem, achei que era trollagem e, quando fui ver, realmente era verdade. Foi uma brincadeira de mau gosto? Pode ter sido, sim, mas a reportagem não averiguou antes de vir saber qual era a deles".

Foto: Reprodução

Em nota ao UOL, a delegacia do Recreio afirmou que segue buscando a identificação do verdadeiro motorista para esclarecer todos os detalhes do caso.

Quer ficar informado? Siga a TITAN no Facebook, X , WhatsApp e Telegram

 

Este artigo foi criado por humanos via ferramenta de Inteligência Artificial e não reflete, necessariamente, a opinião do TIM NEWS, da TIM ou de suas afiliadas.
icon_WhatsApp
icon_Twitter
icon_facebook
icon_email
PUBLICIDADE
Confira também