Home
Notícias
Incêndio atinge Pavilhão de Países na COP30; não há registro de feridos
Notícias

Incêndio atinge Pavilhão de Países na COP30; não há registro de feridos

publisherLogo
ICARO Media Group TITAN
20/11/2025 18h17
icon_WhatsApp
icon_Twitter
icon_facebook
icon_email
https://timnews.com.br/system/rss_links/images/51010/original/Logo_quadrado.png?1764257659
icon_WhatsApp
icon_Twitter
icon_facebook
icon_email
PUBLICIDADE

 

Um incêndio ocorreu nesta quinta-feira (20) no Pavilhão do Países, parte da Zona Azul da COP30 em Belém (PA). O fogo teve início por volta das 14h e foi controlado em aproximadamente 30 minutos, não resultando em feridos. Todas as pessoas presentes na Zona Azul receberam instruções da segurança para evacuar o local, o que levou à paralisação das atividades da COP30. A área afetada é um espaço crucial da Conferência do Clima, onde ocorrem reuniões de negociadores e ministros, além de ser o local de exposição de projetos e iniciativas de diversos países.

O governador do Pará, Helder Barbalho, afirmou que as equipes estão considerando duas possíveis causas para o incidente na COP30: falha em um gerador ou um curto-circuito em um estande. A ONU aguarda a liberação do Corpo de Bombeiros para retomar as atividades da conferência. O pavilhão dos países é destinado às exposições oficiais das delegações nacionais e organizações internacionais, localizado na entrada da Zona Azul. Nesse espaço ocorrem debates, mesas temáticas e divulgação de projetos ligados à agenda climática.

O incêndio teve início em um estande na Zona Azul, próximo ao pavilhão do Brasil, por volta das 14h, causando alvoroço com o forte odor de fumaça no local. O governador Barbalho declarou que as equipes reagiram rapidamente para evacuar a área. O Corpo de Bombeiros foi acionado pela ONU e necessitou intervir após tentativas malsucedidas de controle do fogo com extintores pela equipe do evento. Não houve registros de feridos, porém algumas pessoas sentiram desconforto devido à fumaça.

As equipes de segurança agiram prontamente, seguindo os protocolos de evacuação em todas as áreas do evento, inclusive na presidência e salas de conferência. O ministro do Turismo, Celso Sabino, mencionou que a decisão de prosseguir com o evento será tomada pela ONU e pela presidência da COP. O Governo Federal informou que a área afetada continua sendo monitorada e que o incêndio foi controlado sem deixar vítimas.

 

Quer ficar informado? Siga a TITAN no WhatsApp, Facebook, X, BlueSky e Threads 

icon_WhatsApp
icon_Twitter
icon_facebook
icon_email
PUBLICIDADE
Confira também