Home
Notícias
Incêndio em reator no Paraná foi a causa do apagão nacional
Notícias

Incêndio em reator no Paraná foi a causa do apagão nacional

publisherLogo
ICARO Media Group TITAN
14/10/2025 17h23
icon_WhatsApp
icon_Twitter
icon_facebook
icon_email
https://timnews.com.br/system/rss_links/images/51010/original/Logo_quadrado.png?1764257659
icon_WhatsApp
icon_Twitter
icon_facebook
icon_email
PUBLICIDADE

Um incêndio em um reator do sistema de transmissão da Subestação de Bateias, em Campo Largo (PR), provocou apagões em várias regiões do Brasil na madrugada desta terça-feira (14). Por volta das 0h32, toda a instalação foi desligada, afetando o fornecimento de energia em praticamente todo o país.

Segundo o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), os estados mais atingidos foram São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro e Paraná, com registros de interrupção em todas as unidades da federação. Em São Paulo, cerca de 937 mil clientes da Enel ficaram sem luz.

O ONS informou que a equipe de operação atuou rapidamente após identificar a falha, coordenando uma ação conjunta com as concessionárias para restabelecer o sistema. A energia começou a ser normalizada cerca de 1h30 após a interrupção nas regiões Norte, Nordeste, Sudeste e Centro-Oeste, e por volta de 2h30 no Sul do país.

De acordo com informações preliminares, o incêndio teve início em um reator da linha de transmissão operada pela Eletrobras, instalada dentro da subestação da Copel. O fogo foi controlado pelos bombeiros ainda durante a madrugada, sem danos aos equipamentos da Copel ou de outras empresas.

A Eletrobras informou que as causas do incêndio estão sendo investigadas e que equipes técnicas seguem monitorando o sistema para evitar novas ocorrências.

 

Quer ficar informado? Siga a TITAN no WhatsApp, Facebook, X, BlueSky e Threads 

 

Este artigo foi criado por humanos via ferramenta de Inteligência Artificial e não reflete, necessariamente, a opinião do TIM NEWS, da TIM ou de suas afiliadas.
icon_WhatsApp
icon_Twitter
icon_facebook
icon_email
PUBLICIDADE
Confira também