Home
Notícias
INSS realiza segundo pagamento do 13º salário para beneficiários em 2025
Notícias

INSS realiza segundo pagamento do 13º salário para beneficiários em 2025

publisherLogo
ICARO Media Group TITAN
27/11/2025 23h15
icon_WhatsApp
icon_Twitter
icon_facebook
icon_email
https://timnews.com.br/system/rss_links/images/51010/original/Logo_quadrado.png?1764257659
icon_WhatsApp
icon_Twitter
icon_facebook
icon_email
PUBLICIDADE

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) está realizando o segundo pagamento do 13º salário para os beneficiários neste ano de 2025. Diferentemente da antecipação realizada no primeiro semestre, que contemplou a maioria dos aposentados e pensionistas, desta vez o montante está sendo disponibilizado em parcela única para um grupo específico de idosos que não haviam recebido a primeira parcela.

Este segundo pagamento do 13º salário do INSS contempla aqueles que começaram a receber o benefício previdenciário a partir de julho de 2025. Para os segurados que já estavam recebendo antes dessa data, o valor do 13º foi antecipado entre abril e maio, seguindo o padrão estabelecido pelo governo nos últimos anos.

Além dos aposentados e pensionistas, o benefício também é destinado a pessoas que receberam ao longo do ano outros benefícios temporários, como auxílio por incapacidade temporária e salário-maternidade, cujo valor é proporcional e pago juntamente com a última parcela do benefício.

Por outro lado, os beneficiários do BPC (Benefício de Prestação Continuada), sejam idosos ou pessoas com deficiência, não têm direito ao recebimento do 13º salário, uma vez que esse tipo de benefício não prevê pagamento adicional. A distribuição do pagamento segue o que está previsto na Lei de Benefícios da Previdência Social, de 1991.

O calendário de pagamentos teve início no dia 24 de novembro, contemplando mais de 2,3 milhões de benefícios, totalizando um montante de R$2,2 bilhões injetados na economia. Aqueles que já eram beneficiários em abril e receberam a antecipação do 13º naquele período, não receberão o pagamento nesta etapa, sendo destinado apenas aos novos beneficiários a partir de julho.

Para os beneficiários que têm direito ao pagamento em novembro, é importante consultar o calendário de pagamentos do INSS conforme o número final do cartão de benefício, sem considerar o último dígito verificador. O pagamento será efetuado de acordo com a data estabelecida no calendário, de forma a facilitar o acesso dos beneficiários aos seus recursos.

Por fim, os beneficiários podem consultar seu extrato do INSS através do portal Meu INSS, seja no site ou aplicativo, onde é possível realizar o login com CPF e senha Gov.br e escolher o serviço desejado, como o Extrato de Pagamento de Benefício ou o Extrato de Contribuição. Em caso de dúvidas, o cidadão pode entrar em contato através do telefone 135.

 

icon_WhatsApp
icon_Twitter
icon_facebook
icon_email
PUBLICIDADE
Confira também