Intoxicação por Metanol: Brasil chega a15 mortes devido ao consumo de bebidas alcoólicas contaminadas
ICARO Media Group TITAN

O Ministério da Saúde divulgou que o Brasil registrou 15 mortes por intoxicação por metanol, derivado de bebidas alcoólicas contaminadas. Nove óbitos ocorreram em São Paulo, enquanto o Paraná e Pernambuco contabilizam 3 cada. Outras 32 notificações de óbitos foram descartadas, e nove mortes seguem em investigação em diversos estados do país.
Até o momento, há 58 casos de contaminação confirmados e outros 50 em processo de investigação. São Paulo lidera com 44 casos confirmados e 14 em apuração. Entre os estados com casos em investigação estão Pernambuco (19), Paraná (4), Rio de Janeiro (1), Piauí (4), Mato Grosso (4), Mato Grosso do Sul (1), Rio Grande do Norte (1), Minas Gerais (1) e Tocantins (1).
Em São Paulo, o número de mortes subiu de 7 para 9, incluindo a recente morte de um jovem de 28 anos que havia consumido gim contaminado com metanol. O rapaz estava internado há mais de 50 dias após ingerir a bebida comprada em um estabelecimento na zona sul de São Paulo. Ele faleceu em um hospital particular na região metropolitana da cidade, após ser intoxicado em setembro.
A intoxicação por metanol pode causar diversos sintomas prejudiciais à saúde, como náusea, vômito, dor de cabeça, visão turva e até mesmo cegueira permanente e óbito. A substância, que é tóxica, costuma ser utilizada ilegalmente em combustíveis como alternativa mais barata ao etanol, sendo extremamente prejudicial em caso de ingestão. O Centro de Controle e Prevenção de Doenças dos EUA alerta que pequenas quantidades de metanol podem ser suficientes para provocar cegueira e, em casos mais graves, levar à morte.
A Polícia Civil e autoridades de saúde continuam investigando os casos de intoxicação por metanol em diversas regiões do Brasil, alertando a população sobre os perigos do consumo de bebidas alcoólicas contaminadas. Medidas de segurança e fiscalização estão sendo reforçadas para evitar novas ocorrências e proteger a saúde dos cidadãos.
Quer ficar informado? Siga a TITAN no WhatsApp, Facebook, X, BlueSky e Threads