Irã ataca bases militares dos EUA no Oriente Médio em retaliação a bombardeios
ICARO Media Group TITAN

Irã realizou ataques com mísseis contra bases militares dos EUA no Iraque e no Qatar em resposta aos recentes bombardeios norte-americanos contra instalações nucleares iranianas. A base americana de Al-Udeid, no Qatar, foi um dos locais atingidos durante a noite de hoje, sem causar vítimas. Segundo o site Axios, foram lançados seis mísseis em direção às instalações dos EUA no local. Em simultâneo, o sistema de defesa aérea foi ativado na base aérea americana de Ain al-Asad, no Iraque, com as autoridades recomendando que os soldados se abrigassem em bunkers.
O Governo dos EUA, sob a liderança do presidente Donald Trump, está monitorando atentamente os ataques vindos do Irã. Trump já convocou uma reunião de emergência com sua equipe de segurança para discutir a situação no Salão Oval. Medidas preventivas foram tomadas, com a base dos EUA na Síria colocada em alerta máximo diante da possibilidade de um ataque iraniano ou de grupos aliados. As embaixadas americanas em Doha e no Bahrein também estão em estado de alerta.
De acordo com informações da rede CNN e do jornal The New York Times, o Irã teria coordenado os ataques com o governo do Qatar para minimizar possíveis danos humanos, informando também os aliados americanos no país. Embora a Casa Branca tenha considerado o ataque como "simbólico", a comunidade internacional observa com cautela a evolução do conflito e mantém a esperança de uma retomada do diálogo entre as partes envolvidas após o episódio.
Quer ficar informado? Siga a TITAN no WhatsApp, Facebook, X, BlueSky e Threads