Irã autoriza navegação no Estreito de Ormuz até o dia 22
ICARO Media Group TITAN
O Irã informou nesta sexta-feira (17) que a passagem pelo Estreito de Ormuz estará totalmente liberada para embarcações enquanto permanecer vigente o cessar-fogo com os Estados Unidos.
Segundo o comunicado, a circulação será permitida para todos os navios ao longo do período restante da trégua, que tem término previsto para a quarta-feira (22). O gesto é apontado como o primeiro sinal de maior peso do Irã na direção de um entendimento para encerrar a guerra.
A reabertura do Estreito de Ormuz aparece como um ponto central nas tratativas entre as duas partes e foi colocada pelos Estados Unidos entre as principais demandas apresentadas nas negociações.
O bloqueio havia sido imposto desde o início da atual guerra no Oriente Médio, no fim de fevereiro, quando o Irã interrompeu o acesso ao estreito, descrito como a única rota marítima de saída do Golfo Pérsico, região associada a grandes produtores de petróleo.
A via é considerada estratégica para o fluxo global de energia: pelo estreito costumam passar navios responsáveis por cerca de 20% de todo o petróleo e gás consumidos no mundo.
Quer ficar informado? Siga a TITAN no WhatsApp, Facebook, X, BlueSky e Threads.

