Home
Notícias
Israel suspende ataques em Gaza para entrada de ajuda humanitária
Notícias

Israel suspende ataques em Gaza para entrada de ajuda humanitária

publisherLogo
ICARO Media Group TITAN
28/07/2025 10h56
icon_WhatsApp
icon_Twitter
icon_facebook
icon_email
https://timnews.com.br/system/rss_links/images/51010/original/Logo_quadrado.png?1764257659
icon_WhatsApp
icon_Twitter
icon_facebook
icon_email
PUBLICIDADE

O Exército de Israel iniciou hoje uma "pausa tática" nos ataques a áreas da Faixa de Gaza, permitindo a entrada de ajuda humanitária terrestre. Seis pessoas morreram de fome entre ontem e hoje, segundo autoridades locais. A pausa, que ocorre das 10h às 20h no horário local, visa atender às crescentes necessidades dos palestinos, que têm enfrentado desnutrição e escassez de alimentos e água potável. Três áreas diferentes do enclave receberão os alimentos, sendo essas interrupções realizadas para possibilitar a distribuição da ajuda.

Campanhas aéreas e terrestres foram realizadas para enviar alimentos, como farinha, açúcar e conservas, para a região. Israel, que anteriormente bloqueou a entrada de ajuda entre março e maio, retomou os envios a fim de conter a crise humanitária em Gaza. A situação crítica resultou em 11 mortes por desnutrição severa somente neste fim de semana, elevando o total de vítimas desde o início do conflito. Cem mil crianças com menos de dois anos correm risco iminente de morte caso a assistência humanitária não chegue às suas mãos em breve, devido à falta de alimentos e suplementos nutricionais.

A gravidade da crise humanitária em Gaza foi abordada pela ONU e por organizações de ajuda humanitária, que alertam para a rápida disseminação da fome na região. O Programa Mundial de Alimentos da ONU ressaltou a insegurança alimentar crítica enfrentada pela população de 2,1 milhões de habitantes em Gaza, enquanto diversos grupos humanitários apontam para o aumento significativo da fome na área. A suspensão temporária dos ataques militares israelenses contra o Hamas pretende facilitar a movimentação dos comboios de ajuda humanitária da ONU e restabelecer o fornecimento de eletricidade a uma usina de dessalinização, em Gaza, pela primeira vez desde março.

Quer ficar informado? Siga a TITAN no WhatsApp, Facebook, X, BlueSky e Threads 

icon_WhatsApp
icon_Twitter
icon_facebook
icon_email
PUBLICIDADE
Confira também