Latam Airlines adquire até 74 aeronaves da Embraer
ICARO Media Group TITAN

A companhia aérea Latam Airlines fechou um acordo com a fabricante brasileira Embraer para a aquisição de até 74 aeronaves modelo E195-E2 (foto). O pedido inclui 24 entregas firmes e 50 opções de compra, com um valor aproximado de US$ 2,1 bilhões (R$ 11,22 bilhões) de acordo com o preço de tabela dos aviões. As entregas das aeronaves iniciarão no segundo semestre de 2026 e poderão ser utilizadas pela Latam Airlines Brasil, além de outras afiliadas do grupo.
A encomenda é considerada uma vitória para a Embraer, já que é um dos raros acordos envolvendo uma companhia aérea brasileira nos últimos anos. A Latam Airlines, por sua vez, terá a oportunidade de ampliar sua frota em um momento em que grandes fabricantes como Boeing e Airbus enfrentam atrasos nas entregas de aeronaves. A iniciativa fortalece o investimento do grupo Latam em suas operações domésticas e regionais, seguindo o crescimento e rentabilidade dos últimos quatro anos.
Com a aquisição das novas aeronaves, a Latam poderá adicionar até 35 novos destinos aos 160 já existentes na América do Sul, favorecendo a conectividade na região, principalmente no mercado brasileiro. O CEO da Latam Airlines Group, Roberto Alvo, destacou em nota a eficiência e versatilidade do modelo E195-E2 da Embraer, que permitirá à companhia continuar expandindo suas operações com rentabilidade, oferecendo mais opções aos passageiros e impulsionando o desenvolvimento econômico e social.
O presidente e CEO da Embraer Francisco Gomes Neto expressou, também em nota, o orgulho pela escolha da Latam em buscar a melhor opção de aeronave para avançar na conectividade da região, destacando a capacidade da E195-E2 de conectar mais destinos com o conforto dos passageiros em mente. O investimento em uma nova frota está alinhado com a política financeira atual da Latam, não sendo esperadas mudanças nesse cenário. A expectativa é de que o grupo continue expandindo sua malha aérea e criando uma forma integrada de viajar na América do Sul.
Quer ficar informado? Siga a TITAN no WhatsApp, Facebook, X, BlueSky e Threads.