Ligações indesejadas superam a marca de 80 bilhões no Brasil

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Desde telemarketing até golpes, as ligações indesejadas têm se tornado um verdadeiro incômodo na rotina dos brasileiros, com números impressionantes divulgados pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel). Segundo os dados, somente em 2024, 84 bilhões de chamadas de spam foram bloqueadas, revelando a magnitude do problema. Essas ligações perturbadoras não apenas causam irritação pela insistência constante, mas também atrapalham momentos importantes, como aguardar uma ligação especial ou um retorno de uma oportunidade de emprego.
Para lidar com essa invasão de chamadas indesejadas, algumas medidas podem ser tomadas pelos usuários de dispositivos Android, como o uso de aplicativos como TrueCaller ou WhosCall, que fornecem informações sobre a origem das chamadas. Estes aplicativos são capazes de identificar o local de onde a chamada está sendo realizada, auxiliando os usuários na decisão de atender ou não. As centrais de telemarketing, por sua vez, têm utilizado técnicas cada vez mais agressivas para tentar contornar os bloqueios, tornando esses aplicativos uma ferramenta útil no combate às chamadas de spam.
Além disso, a Anatel criou o programa "Não Me Perturbe" como uma forma de oferecer aos usuários uma maneira de evitar receber chamadas excessivas de spam. Ao cadastrar o número no site indicado, o usuário terá a opção de não receber ligações com ofertas de serviços de telecomunicações, como telefonia móvel e internet, além de crédito e empréstimo consignado, aliviando parte das chamadas intrusivas.
Devido à proliferação das chamadas spam, muitas pessoas têm optado por simplesmente não atender mais ligações de origem desconhecida. Com os avanços da tecnologia, aplicativos de mensagens instantâneas como Whatsapp e Telegram têm se tornado a preferência de muitos para se comunicar por texto, áudio e vídeo, uma alternativa encontrada pelos usuários para driblar o incômodo das chamadas indesejadas. Enquanto soluções definitivas não são estabelecidas pelo governo, essas medidas visam trazer um pouco mais de conforto em um serviço que tem sido cada vez mais evitado pela população.
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