Home
Notícias
Lula cria comitê com empresários para avaliar impacto do tarifaço de Trump
Notícias

Lula cria comitê com empresários para avaliar impacto do tarifaço de Trump

publisherLogo
ICARO Media Group TITAN
14/07/2025 11h29
icon_WhatsApp
icon_Twitter
icon_facebook
icon_email
https://timnews.com.br/system/rss_links/images/51010/original/Logo_quadrado.png?1764257659
icon_WhatsApp
icon_Twitter
icon_facebook
icon_email
PUBLICIDADE

 

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva determinou a criação de um comitê interministerial para avaliar os impactos da sobretaxa de 50% anunciada por Donald Trump sobre produtos brasileiros. A medida, que entrará em vigor a partir de 1º de agosto, visa dialogar com os setores mais afetados e elaborar estratégias de negociação com o governo dos Estados Unidos.

O comitê contará com a participação dos ministérios da Fazenda, Relações Exteriores e Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços. A iniciativa visa analisar o impacto econômico da sobretaxa, especialmente nos produtos como laranja, café, carne bovina e celulose, que são alguns dos mais afetados pela medida.

Os ministros foram orientados a adotar firmeza e sobriedade nas negociações com os Estados Unidos. Lula pretende se reunir pessoalmente com empresários para discutir estratégias de atuação diante desse cenário. Além disso, o governo brasileiro planeja fazer um diagnóstico detalhado dos efeitos da sobretaxa para a economia nacional e americana, visando levar propostas de negociação para a mesa com o governo dos Estados Unidos.

Diversos setores, principalmente o agrícola, serão ouvidos pelo comitê interministerial para avaliar os impactos da medida anunciada por Trump. A postura firme do governo brasileiro busca defender a soberania nacional e as instituições do país, sem abrir mão dos princípios democráticos e do respeito às decisões judiciais. A expectativa é promover um diálogo construtivo e equilibrado no âmbito econômico com os Estados Unidos, caso haja interesse mútuo em negociar uma solução para a questão da sobretaxa.

 

Quer ficar informado? Siga a TITAN no WhatsApp, Facebook, X, BlueSky e Threads 

icon_WhatsApp
icon_Twitter
icon_facebook
icon_email
PUBLICIDADE
Confira também