Lula oficializa nomeação de Jorge Messias para vaga de Barroso no STF
ICARO Media Group TITAN

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva oficializou nesta quinta-feira (20) a indicação do advogado-geral da União, Jorge Messias, para ocupar a vaga de ministro no Supremo Tribunal Federal (STF). A nomeação foi feita para suceder Luís Roberto Barroso, que se aposentou antecipadamente. Com 45 anos, Messias poderá permanecer no STF por até 30 anos, até atingir a idade compulsória de 75 anos.
Para assumir o cargo, Jorge Messias precisa passar por uma sabatina na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado e ter seu nome aprovado por votação no colegiado e no plenário da Casa. Ele está à frente da Advocacia-Geral da União desde o início do terceiro mandato de Lula, em 2023.
Natural de Recife, Messias é procurador da Fazenda Nacional desde 2007, formado em Direito pela UFPE e com os títulos de mestre e doutor pela UnB. Durante o governo de Dilma Rousseff, ocupou o cargo de subchefe para Assuntos Jurídicos da Presidência da República, atuando diretamente no assessoramento do presidente.
A trajetória de Jorge Messias inclui passagens estratégicas em diversos órgãos do Executivo, como o Banco Central e o BNDES. Reconhecido como um nome de confiança por Lula e apoiado pela ala palaciana, Messias possui uma relação próxima e leal com o presidente desde a gestão de Dilma. Se aprovado pelo Senado, ocupará a vaga deixada por Barroso no STF, desempenhando um papel crucial na assessoria jurídica da Presidência e na representação da União perante a Suprema Corte.
Quer ficar informado? Siga a TITAN no WhatsApp, Facebook, X, BlueSky e Threads