Home
Notícias
Macacos-prego sequestram filhotes de bugio em ilha no Panamá
Notícias

Macacos-prego sequestram filhotes de bugio em ilha no Panamá

publisherLogo
ICARO Media Group TITAN
20/05/2025 14h40
icon_WhatsApp
icon_Twitter
icon_facebook
icon_email
https://timnews.com.br/system/rss_links/images/51010/original/Logo_quadrado.png?1764257659
icon_WhatsApp
icon_Twitter
icon_facebook
icon_email
PUBLICIDADE

Pesquisadores do Instituto Max Planck de Comportamento Animal e de outras instituições estão investigando um comportamento incomum entre macacos-prego em uma ilha localizada a 55 quilômetros da costa do Panamá. Durante 15 meses de observações por armadilhas fotográficas na Ilha Jicarón, os cientistas descobriram que machos subadultos e juvenis dessa espécie sequestraram pelo menos 11 filhotes de bugio entre janeiro de 2022 e março de 2023.

Os pesquisadores suspeitam que o comportamento de sequestro observado possa ser uma espécie de "moda cultural" entre os macacos-prego da espécie Cebus capucinus imitator na ilha isolada. A população de bugios em Jicarón é uma subespécie ameaçada de extinção, o que torna a compreensão desse comportamento crucial para a preservação da espécie, de acordo com a Lista Vermelha da IUCN.

Apesar de inicialmente acreditarem que os macacos-prego adotavam os filhotes, os pesquisadores observaram que os machos simplesmente carregavam os filhotes nas costas, sem oferecer cuidados maternos. O estranho comportamento intrigou a equipe, que até então desconhece a motivação por trás desses sequestros. Além disso, a falta de captura de imagens das copas das árvores, onde vivem os bugios, limita a compreensão de como e por que os macacos-prego realizam esses sequestros.

Com a relativa segurança e liberdade na ilha sem predadores, os macacos-prego de Jicarón podem estar agindo por tédio, sugerem os pesquisadores. Esse fator, associado à propensão à inovação em ambientes insulares e entre os indivíduos mais jovens da espécie, pode influenciar o comportamento dos animais. O estudo sobre os macacos-prego da ilha continua a desvendar os mistérios por trás dessas intrigantes observações na natureza.

 

Quer ficar informado? Siga a TITAN no WhatsApp, Facebook, X, BlueSky, Threads e Telegram

icon_WhatsApp
icon_Twitter
icon_facebook
icon_email
PUBLICIDADE
Confira também