Maioria dos brasileiros considera justa prisão domiciliar de Jair Bolsonaro, aponta pesquisa

ICARO Media Group TITAN








Uma pesquisa realizada pela Genial/Quaest revelou que 55% dos brasileiros entrevistados acreditam que a prisão domiciliar do ex-presidente Jair Bolsonaro foi justa. Os dados, divulgados nesta segunda-feira, 25 de agosto, mostram que 39% consideram a prisão injusta, enquanto 6% não souberam ou não responderam à questão. O levantamento ouviu 2.004 pessoas com mais de 16 anos em 120 municípios, entre os dias 13 e 17 de agosto. A margem de erro da pesquisa é de dois pontos percentuais para mais ou para menos.
A prisão domiciliar de Bolsonaro foi determinada no último dia 4 de agosto pelo ministro Alexandre de Moraes, após o ex-presidente descumprir medidas cautelares impostas anteriormente. As medidas incluíam recolhimento domiciliar noturno, uso de tornozeleira eletrônica, proibição de comunicação com embaixadores estrangeiros, aproximação de embaixadas e uso de redes sociais. A pesquisa mostrou que 57% dos brasileiros acreditam que Bolsonaro participou de uma chamada de vídeo com o intuito de provocar o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) de propósito, enquanto 30% acham que ele errou por não compreender as regras impostas por Moraes.
Entre os evangélicos, que compõem um dos poucos segmentos em que a maioria considera a prisão injusta, 57% acreditam que a prisão de Bolsonaro não foi justa, enquanto 38% consideram justa. Outro dado relevante é que 52% dos entrevistados acreditam que Bolsonaro participou de um plano de tentativa de golpe. Esse número representa um aumento em relação à última pesquisa, realizada em março de 2025, na qual 49% acreditavam nessa possibilidade. Enquanto 36% dos entrevistados não acreditam nessa hipótese.
Quer ficar informado? Siga a TITAN no WhatsApp, Facebook, X, BlueSky e Threads



