Mercosul e União Europeia assinam acordo comercial histórico
ICARO Media Group TITAN
Foi assinado neste sábado (17) o aguardado acordo comercial entre o Mercosul e a União Europeia. Após mais de 25 anos de intensas negociações, os líderes dos Estados-membros dos dois blocos celebraram a assinatura do tratado, representando um marco para a criação da maior zona de livre comércio do mundo.
O tratado sela um acordo que prevê a redução ou eliminação gradual de tarifas de importação e exportação que incidem sobre mais de 90% do comércio total entre os blocos. Além disso, estabelece regras comuns abrangendo diversas áreas, desde bens industriais e agrícolas até investimentos e padrões regulatórios, com o objetivo de integrar melhor os mercados e ampliar o fluxo de bens e investimentos entre a América do Sul e a zona do euro.
Apesar da assinatura, a implementação do acordo não é imediata. Para entrar em vigor, o tratado ainda precisa ser ratificado pelos parlamentos dos países envolvidos, processo que tende a ser longo e politicamente sensível, principalmente dentro da União Europeia.
O presidente brasileiro, Luiz Inácio Lula da Silva, não pôde comparecer ao evento. O ministro de Relações Exteriores, Mauro Vieira, representou o Brasil na cerimônia, que contou com a presença de importantes líderes, como a presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, e o presidente do Conselho Europeu, António Costa, bem como os presidentes da Argentina, Uruguai, Bolívia e Paraguai.
Quer ficar informado? Siga a TITAN no WhatsApp, Facebook, X, BlueSky e Threads