Metanol em bebidas: 11 mortes e 102 casos sob investigação, anuncia Ministério da Saúde
ICARO Media Group TITAN

O Ministério da Saúde divulgou que está investigando 102 casos e 11 mortes relacionadas à intoxicação por metanol após consumo de bebidas alcoólicas adulteradas. Até o momento, foram confirmados 11 casos e uma morte por meio de exames laboratoriais. As ocorrências se distribuem pelos estados de São Paulo, Distrito Federal, Pernambuco, Bahia, Paraná e Mato Grosso do Sul. A Sala de Situação foi criada para monitorar o aumento desses registros, que superam a média anual de 20 casos.
Diante do cenário, a Anvisa abriu o edital para a compra do medicamento fomepizol, utilizado como antídoto para a intoxicação por metanol, e que não possui registro no Brasil. Além disso, a agência consultou autoridades reguladoras internacionais para verificar a autorização de comercialização do medicamento. Ademais, o Ministério da Saúde formalizou um pedido à Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS) para a doação imediata de 100 tratamentos de fomepizol e manifestou interesse na compra de mais 1.000 unidades do medicamento.
Ainda de acordo com o Ministério da Saúde, 604 farmácias de manipulação produzem o etanol farmacêutico, apontado como antídoto, e os gestores estaduais receberão a lista desses estabelecimentos caso necessitem adquirir o produto. O metanol, substância altamente tóxica, é inapropriado para consumo humano, podendo desencadear reações prejudiciais no fígado ao ser metabolizado. Até o momento, das 113 notificações por intoxicação, 12 resultaram em óbito, sendo um confirmado em São Paulo e os demais em investigação.
Para combater os casos de intoxicação por metanol, o Ministério da Saúde adquiriu ampolas de etanol farmacêutico em parceria com a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) e está em processo de compra de mais tratamentos para garantir o estoque do Sistema Único de Saúde (SUS). Os registros dessas ocorrências são mais isolados em algumas cidades do interior e litoral de São Paulo.
Quer ficar informado? Siga a TITAN no WhatsApp, Facebook, X, BlueSky e Threads
