MG tem sequência de quatro tremores de terra em apenas quatro dias
ICARO Media Group TITAN

O Brasil, apesar de ser um país de baixa atividade sísmica, registrou recentemente uma sequência de quatro tremores em Minas Gerais. Os abalos ocorreram entre os dias 23 e 26 de agosto, nas cidades de Sete Lagoas, Pirajuba e Frutal, segundo o Centro de Sismologia da Universidade de São Paulo (USP).
O tremor mais recente aconteceu em Frutal, na terça-feira (26), com magnitude de 2,3 mR. No dia anterior, Pirajuba registrou um abalo de 2,8 mR, o mais intenso da série. Já em Sete Lagoas, foram contabilizados dois tremores consecutivos, de 1,9 mR e 2,5 mR, no sábado (23) e domingo (24).
Especialistas explicam que esses eventos são provocados por falhas geológicas antigas no interior da crosta terrestre, resultado de processos de geodinâmica interplacas. Embora sejam tremores de baixa magnitude, fazem parte da rotina natural de movimentos de massa e requerem monitoramento constante.
Apesar de a formação geológica do Brasil não favorecer grandes terremotos, medidas preventivas continuam sendo fundamentais. A orientação da Defesa Civil e o acompanhamento das atualizações do Serviço Geológico Brasileiro são recomendados para que a população saiba como agir em caso de emergência.
Quer ficar informado? Siga a TITAN no WhatsApp, Facebook, X, BlueSky e Threads