Home
Notícias
Milton Hatoum é eleito imortal da Academia Brasileira de Letras
Notícias

Milton Hatoum é eleito imortal da Academia Brasileira de Letras

publisherLogo
ICARO Media Group TITAN
14/08/2025 20h07
icon_WhatsApp
icon_Twitter
icon_facebook
icon_email
https://timnews.com.br/system/rss_links/images/51010/original/Logo_quadrado.png?1764257659
icon_WhatsApp
icon_Twitter
icon_facebook
icon_email
PUBLICIDADE

Com 33 votos a seu favor, Milton Hatoum ocupará a cadeira de número seis, encerrando uma temporada de renovações intensas na ABL. Desde fevereiro, todas as 40 cadeiras da instituição não estavam ocupadas simultaneamente.

Hatoum, autor de obras aclamadas como "Relato de um Certo Oriente", "Dois Irmãos" e "Cinzas do Norte", é um romancista, contista, ensaísta, tradutor e professor reconhecido. Com mais de 500 mil exemplares vendidos no Brasil e traduzido para 16 países, o escritor já venceu duas vezes o prêmio Jabuti na categoria de melhor romance. Além disso, seus escritos abordam tanto a literatura brasileira quanto a latino-americana.

O novo imortal é conhecido não apenas por seus romances, mas também por ensaios e artigos sobre a literatura. Em 2017, sua obra "Dois Irmãos" foi adaptada para o audiovisual como uma minissérie pela TV Globo. Seu próximo lançamento, "Dança de Enganos", encerra a trilogia "O Lugar mais Sombrio" e estará disponível nas livrarias em outubro. Essa trama oferece reflexões sobre os traumas geracionais decorrentes da ditadura militar.

Nascido no Amazonas, Hatoum se torna parte de uma instituição frequentemente criticada por sua centralização no Rio de Janeiro. Ele se destaca como o único membro nortista em uma academia majoritariamente composta por membros do sudeste. Em sua eleição, o escritor competiu contra outros candidatos, conquistando a preferência dos votantes e garantindo seu lugar como imortal.

 

Quer ficar informado? Siga a TITAN no WhatsApp, Facebook, X, BlueSky e Threads 

icon_WhatsApp
icon_Twitter
icon_facebook
icon_email
PUBLICIDADE
Confira também