Ministro do Turismo vai renunciar ao cargo no Governo
ICARO Media Group TITAN

O Ministro do Turismo, Celso Sabino, do partido União Brasil, informou à executiva da legenda que oficializará sua saída do cargo nesta sexta-feira, dia 26. Apesar de aguardar um encontro com o presidente Lula para formalizar a decisão, Sabino já havia comunicado anteriormente ao petista sua intenção de renunciar devido a pressões partidárias. Mesmo com a chegada de Lula de Nova York, onde participou da Assembleia Geral da ONU, ainda não houve agendamento de reunião entre ambos. A renúncia de Sabino ainda não foi oficializada, porém, fontes próximas afirmam que ele comunicou sua decisão ao União Brasil.
O Ministro tentou um acordo com a cúpula do partido para obter uma licença partidária, o que lhe permitiria permanecer no cargo até 3 de abril, data limite para desvinculação visando uma possível candidatura ao Senado pelo Pará em 2026. Entretanto, as negociações não foram bem-sucedidas. Segundo informações da CNN, o presidente Lula solicitou a ministros e assessores que buscassem diálogo com o presidente do União Brasil, Antônio Rueda, na tentativa de evitar a expulsão de Sabino do partido. No entanto, nesta sexta-feira, Rueda não teria sido procurado por membros do governo.
Na última semana, a executiva Nacional do União Brasil aprovou por unanimidade a exigência para que seus filiados antecipassem a saída do governo Lula, originalmente prevista para o fim do mês. O partido deu um prazo de 24 horas para que os filiados pedissem demissão, sob risco de expulsão. A decisão foi tomada depois de uma reportagem do ICL e UOL acusar o presidente da legenda, Antonio Rueda, de possuir aeronaves operadas pelo PCC (Primeiro Comando da Capital), acusação negada por Rueda.
Celso Sabino, deputado federal licenciado pelo União Brasil, foi indicado ao governo pela bancada do partido na Câmara. O presidente do Senado, Davi Alcolumbre, também do União Brasil-AP, indicou outros dois ministros para Lula na cota da legenda.
Quer ficar informado? Siga a TITAN no WhatsApp, Facebook, X, BlueSky e Threads.