Home
Notícias
Mistério envolve presença de avião militar dos EUA em Porto Alegre
Notícias

Mistério envolve presença de avião militar dos EUA em Porto Alegre

publisherLogo
ICARO Media Group TITAN
20/08/2025 14h01
icon_WhatsApp
icon_Twitter
icon_facebook
icon_email
https://timnews.com.br/system/rss_links/images/51010/original/Logo_quadrado.png?1764257659
icon_WhatsApp
icon_Twitter
icon_facebook
icon_email
PUBLICIDADE

Na tarde desta terça-feira (19), uma aeronave da Força Aérea dos Estados Unidos fez uma escala no Aeroporto Internacional Salgado Filho, em Porto Alegre, Rio Grande do Sul. De acordo com informações da Polícia Federal, o avião transportava diplomatas americanos, que seguiram para o consulado da cidade. A presença do Boeing C-32B gerou curiosidade, já que o motivo da parada não foi oficialmente divulgado, apesar da autorização do Ministério da Defesa brasileiro.

Com registro 00-9001, a aeronave chegou a Porto Alegre às 17h13 de terça-feira, vindo de San Juan, em Porto Rico. Após algumas horas em solo gaúcho, decolou às 19h52 com destino a São Paulo, onde pousou no Aeroporto Internacional de Guarulhos e permanecia até o momento da última atualização desta reportagem. Antes de chegar ao Brasil, o avião passou por Tampa, na Flórida.

O Boeing C-32B é uma versão militar do Boeing 757-200, adaptado para transportar autoridades dos EUA, como presidente, vice-presidente e membros do governo. Com capacidade para até 45 passageiros e alcance de até 5,5 mil milhas náuticas sem a necessidade de reabastecimento, a aeronave despertou a atenção dos presentes em Porto Alegre e São Paulo pela falta de divulgação oficial sobre sua presença.

A Fraport, responsável pela administração do Aeroporto de Porto Alegre, confirmou o pouso do avião e a partida rumo a Guarulhos. A GRU Airport, concessionária do aeroporto paulista, também confirmou a chegada da aeronave e destacou que a operação transcorreu normalmente, amparada pela autorização do Ministério da Defesa. Até o momento, informações da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), Força Aérea Brasileira (FAB) e Embaixada dos Estados Unidos não foram disponibilizadas.

Quer ficar informado? Siga a TITAN no WhatsApp, Facebook, X, BlueSky e Threads.

icon_WhatsApp
icon_Twitter
icon_facebook
icon_email
PUBLICIDADE
Confira também