Morre, aos 88 anos, o escritor Luis Fernando Verissimo
ICARO Media Group TITAN

Neste sábado (30), na cidade de Porto Alegre, faleceu aos 88 anos o conhecido escritor gaúcho Luis Fernando Verissimo. Ele estava internado no Hospital Moinhos de Vento desde o dia 11 de agosto devido a uma pneumonia e veio a falecer hoje às 0h40.
Verissimo, reconhecido por suas diversas obras literárias, inicialmente se destacou pelo seu talento musical, sendo um ávido apreciador de jazz desde a sua adolescência nos Estados Unidos. Com uma família ligada à literatura, Verissimo seguiu os passos de seu pai, Erico Verissimo, e se tornou uma das figuras mais proeminentes da crônica brasileira. Com personagens icônicos como o Analista de Bagé, a Velhinha de Taubaté e o detetive Ed Mort, o escritor conquistou milhões de leitores ao longo de sua carreira. Conhecido pela sua ironia refinada, Verissimo conseguia abordar questões filosóficas e do cotidiano de forma brilhante, unindo temas diversos com maestria em suas obras literárias.
Nascido em 26 de setembro de 1936, em Porto Alegre, Verissimo viveu uma parte de sua infância nos Estados Unidos, onde seu pai lecionava literatura brasileira. Influenciado por Erico Verissimo, considerado um dos maiores nomes da literatura nacional, Luis Fernando Verissimo encontrou na crônica sua verdadeira vocação. Adepto da liberdade e concisão do gênero, o escritor exerceu a arte de escrever crônicas por quatro décadas, tornando-se um dos grandes nomes da literatura brasileira contemporânea.
Luis Fernando Verissimo deixou um legado de obras que marcaram o cenário literário nacional, desde crônicas a romances, contos, poesias e cartuns, que continuam a encantar leitores de todas as idades. Sua capacidade de unir temas tão diversos, sua ironia aguçada e seu estilo único garantem que seu nome permanecerá vivo e influente no universo literário por muitas gerações.


