Home
Notícias
Novo medicamento oral contra tumores cerebrais é aprovado pela Anvisa
Notícias

Novo medicamento oral contra tumores cerebrais é aprovado pela Anvisa

publisherLogo
ICARO Media Group TITAN
12/08/2025 15h50
icon_WhatsApp
icon_Twitter
icon_facebook
icon_email
https://timnews.com.br/system/rss_links/images/51010/original/Logo_quadrado.png?1764257659
icon_WhatsApp
icon_Twitter
icon_facebook
icon_email
PUBLICIDADE

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou o registro do medicamento Voranigo® (vorasidenibe), um inibidor de enzimas utilizado no tratamento de gliomas difusos de baixo grau. Produzido pela farmacêutica Servier, o medicamento em formato de comprimidos de uso diário é indicado para pacientes a partir dos 12 anos com astrocitomas ou oligodendrogliomas que possuam mutações específicas na enzima IDH 1 ou 2. O medicamento é destinado a aqueles que já passaram por cirurgia e não têm indicação imediata de radioterapia ou quimioterapia.

De acordo com a Servier, o vorasidenibe atua bloqueando as enzimas mutadas IDH1 e IDH2, responsáveis por estimular o crescimento de células tumorais. O oncologista Fernando Maluf, em entrevista à Agência Brasil, considerou a aprovação desse medicamento como o maior avanço na área dos gliomas dos últimos 20 anos. Ele destacou que os gliomas de baixo grau são frequentes em uma faixa etária jovem e que, tradicionalmente, as alternativas de tratamento eram limitadas a cirurgia, radioterapia ou quimioterapia.

Maluf salientou a importância da nova medicação, pois oferece uma alternativa para tentar evitar novas intervenções cirúrgicas ou tratamentos mais agressivos. O medicamento auxilia na redução significativa do risco de progressão da doença, proporcionando uma boa tolerabilidade aos pacientes. A aprovação do Voranigo® representa, segundo o oncologista, uma oportunidade inovadora no tratamento de tumores cerebrais de baixo grau.

Com a aprovação da Anvisa, o medicamento Voranigo® está oficialmente autorizado para ser utilizado como parte do tratamento de pacientes com gliomas difusos de baixo grau. A expectativa é de que essa nova opção terapêutica traga benefícios significativos aos pacientes que se enquadram nos critérios de indicação do medicamento. O Voranigo® representa um avanço promissor no combate aos gliomas e uma esperança para aqueles que enfrentam essa condição desafiadora.

 

Quer ficar informado? Siga a TITAN no WhatsApp, Facebook, X, BlueSky e Threads 

icon_WhatsApp
icon_Twitter
icon_facebook
icon_email
PUBLICIDADE
Confira também