Home
Notícias
Novo voo com brasileiros deportados dos EUA pousa em Fortaleza
Notícias

Novo voo com brasileiros deportados dos EUA pousa em Fortaleza

publisherLogo
ICARO Media Group TITAN
07/02/2025 21h41
icon_WhatsApp
icon_facebook
icon_email
https://timnews.com.br/system/images/photos/16458235/original/open-uri20250207-65-1j0fje5?1738965342
©Jorge Salvador Cabrera - 2025 Getty Images
icon_WhatsApp
icon_facebook
icon_email
PUBLICIDADE

Nesta sexta-feira (7), um novo voo com brasileiros deportados dos Estados Unidos chegou ao Aeroporto de Fortaleza às 16h06. De acordo com informações da secretária de direitos humanos do Ceará, Socorro França, os 111 passageiros desembarcaram sem algemas, diferentemente do ocorrido em voos anteriores. O voo partiu de Alexandria, no estado norte-americano de Louisiana, com uma escala técnica em Porto Rico antes de pousar na capital cearense.

Após um desembarque tumultuado anteriormente, no qual os deportados desembarcaram algemados durante uma conexão em Manaus, ficou decidido que o voo pousaria em Fortaleza, visando reduzir o tempo em que os deportados passariam algemados. Uma parte dos brasileiros repatriados é de Minas Gerais, antes destino frequente dos voos fretados com deportados dos EUA, agora com a viagem de Fortaleza a Belo Horizonte sendo realizada em avião da Força Aérea Brasileira.

Este é o segundo avião enviado pelos EUA com imigrantes deportados desde o início do governo de Donald Trump. Nos últimos dias do governo de Joe Biden, outro avião com deportados também havia pousado no Brasil. Após um incidente durante o voo com escala em Manaus, com os deportados desembarcando ainda algemados, o ministro da Justiça e Segurança Pública determinou a retirada das correntes e o transporte dos deportados para Belo Horizonte em um voo da FAB.

O Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania afirma que o Governo Federal está implementando medidas para garantir um acolhimento humanizado aos brasileiros repatriados. Em Fortaleza e Belo Horizonte, um esquema especial de recepção e apoio está sendo realizado, com a atuação da Polícia Federal nos procedimentos migratórios e de segurança. Adicionalmente, foram criados Postos de Atendimento Humanizado ao Migrante e de Acolhimento aos Repatriados, em Fortaleza e Belo Horizonte, respectivamente.

Quer ficar informado? Siga a TITAN no WhatsApp , Facebook , X , BlueSky , Threads e Telegram

Este artigo foi criado por humanos via ferramenta de Inteligência Artificial e não reflete, necessariamente, a opinião do TIM NEWS, da TIM ou de suas afiliadas.
icon_WhatsApp
icon_facebook
icon_email
PUBLICIDADE
Confira também