Onda de calor atinge São Paulo com temperaturas acima de 40°C
ICARO Media Group TITAN

Uma onda de calor está atingindo o estado de São Paulo, com temperaturas que ultrapassam os 40°C em algumas cidades. De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a cidade de Itanhaém, no litoral paulista, pode registrar uma máxima de 41°C, com a possibilidade de a sensação térmica ser ainda maior devido à umidade da região.
A Defesa Civil do estado emitiu um alerta para as altas temperaturas, que vale entre sábado (11) e segunda-feira (13). Essa é a quarta vez consecutiva que a onda de calor é observada, começando no mês de agosto. Alertas anteriores foram emitidos nos meses de agosto, setembro e outubro.
Além do aumento das temperaturas, a massa de ar quente também está ocasionando pancadas de chuva, conforme alertado pelo órgão. Durante a alta das temperaturas, são esperadas pancadas de chuva isoladas no período da tarde e noite. Essa previsão deve se estender até a próxima quarta-feira (15), com a presença de nuvens e pancadas de chuva.
Segundo a previsão do Inmet, a cidade de Itanhaém terá a maior temperatura máxima, chegando aos 41°C no próximo domingo (12). Já nas cidades de Bertioga, Cubatão, Santos e Praia Grande, a máxima esperada é de 40°C.
Em entrevista ao podcast Baixada em Pauta, o coordenador da Defesa Civil de Santos, Daniel Onias destacou que os desastres naturais têm se intensificado devido ao aquecimento global. Segundo ele, aquecimento mais intenso resulta em chuvas mais fortes e fenômenos mais intensos, como evidenciado pela tempestade com ventos de até 150 km/h que ocorreram na última semana após um período de muito calor.
Dessa forma, é importante tomar precauções durante o período de altas temperaturas, como procurar locais com sombra, se manter hidratado e ficar atento às possíveis pancadas de chuva que podem ocorrer.

