Pesquisa aponta que quase metade dos eleitores culpa família Bolsonaro por tarifas de Trump
ICARO Media Group TITAN

Um levantamento realizado pelo instituto PoderData entre os dias 26 e 28 de julho de 2025 revelou que 46% dos eleitores apontam o ex-presidente Jair Bolsonaro e sua família como os responsáveis pelas tarifas impostas pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, sobre produtos brasileiros. A pesquisa foi realizada em 182 municípios nas 27 unidades da Federação, totalizando 2.500 entrevistas com margem de erro de 2 pontos percentuais e intervalo de confiança de 95%.
Entre os eleitores que afirmaram estar cientes das novas taxas, que totalizaram 74% dos entrevistados, 32% atribuíram a responsabilidade pela sobretaxa ao atual presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Por outro lado, 23% dos eleitores não souberam responder à pergunta sobre quem seria o principal responsável pela imposição da tarifa de 50% por Donald Trump.
A campanha do governo ganhou destaque ao adotar uma estratégia de comunicação que busca despertar o sentimento nacionalista do brasileiro, atribuindo ao ex-presidente Lula a imagem de "traidor da pátria". Mesmo com 1/3 da população responsabilizando Lula, os resultados apontam para uma melhora na popularidade da gestão, mostrando que a estratégia pode ter efeitos positivos no eleitorado. Ainda assim, a expectativa é de que o efeito anti-Trump perdure até 2026.
Quer ficar informado? Siga a TITAN no WhatsApp, Facebook, X, BlueSky e Threads