Presidente da Conafer é preso por mentir na CPMI do INSS
ICARO Media Group TITAN

O presidente da Conafer (Confederação Nacional de Agricultores Familiares e Empreendedores Familiares Rurais), Carlos Roberto Ferreira Lopes, foi preso em flagrante durante seu depoimento à CPMI (Comissão Parlamentar Mista de Inquérito) do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) por mentir aos senadores. Ele negou envolvimento no esquema de fraudes bilionário descoberto pela PF (Polícia Federal) e pela CGU (Controladoria-Geral da União) em abril deste ano, mesmo após relatório apontar descontos irregulares em aposentadorias e pensões. O presidente da associação foi detido após o pedido de prisão feito pelo senador Carlos Viana (Podemos-MG), presidente da CPMI, e é a segunda pessoa a ser presa durante as investigações.
Durante sua oitiva, Carlos Lopes afirmou que a Conafer e seu presidente são contrários a qualquer forma de corrupção e que não possui conhecimento sobre as operações de pessoas e empresas ligadas à entidade. No entanto, foi confrontado com informações do relatório da PF que indicavam descontos acima do autorizado em benefícios do INSS, além de assinaturas falsas de falecidos para contribuições associativas. O relator da CPMI, deputado Alfredo Gaspar (União-AL), questionou Lopes sobre movimentações financeiras incompatíveis com seu patrimônio, o que o presidente da Conafer negou veementemente.
A Conafer é investigada por ter aumentado significativamente os descontos em aposentadorias e pensões do INSS, saltando de R$ 400 mil para R$ 277 milhões entre 2019 e 2024. Os descontos foram feitos de forma irregular, com percentuais acima do autorizado, prejudicando aposentados e pensionistas. O relatório da PF aponta que a associação cadastrava pessoas sem autorização, com assinaturas falsificadas, para descontar mensalidades dos benefícios pagos pelo Instituto Nacional do Seguro Social, em um esquema fraudulento que desviou recursos dos beneficiários.
Quer ficar informado? Siga a TITAN no WhatsApp, Facebook, X, BlueSky e Threads