Home
Notícias
Presidente da Império de Casa Verde é preso em operação contra o PCC
Notícias

Presidente da Império de Casa Verde é preso em operação contra o PCC

publisherLogo
ICARO Media Group TITAN
23/09/2025 14h00
icon_WhatsApp
icon_Twitter
icon_facebook
icon_email
https://timnews.com.br/system/rss_links/images/51010/original/Logo_quadrado.png?1764257659
icon_WhatsApp
icon_Twitter
icon_facebook
icon_email
PUBLICIDADE

Nesta terça-feira (23), uma operação conjunta da Polícia Federal e da Polícia Militar resultou na prisão de Alexandre Constantino Furtado, presidente da escola de samba Império de Casa Verde. Ele é acusado de participar de uma organização criminosa envolvida com tráfico internacional de drogas e lavagem de dinheiro. Além de ser presidente da Império de Casa Verde, Furtado também ocupa o cargo de vice-presidente da Liga das Escolas de Samba de São Paulo.

A ação, realizada por meio da Força Integrada de Combate ao Crime Organizado (Ficco/SP), cumpriu 22 mandados de prisão preventiva e 40 mandados de busca e apreensão em diversos estados, incluindo São Paulo, Pará, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais e Goiás. Os alvos da operação incluem membros de uma facção criminosa, da qual Alexandre Furtado é apontado como integrante. Do total de 11 alvos em São Paulo, dois foram na Império de Casa Verde.

A "Operação Vila do Conde" mobilizou um efetivo de 68 policiais do Comando de Policiamento de Choque da Polícia Militar, incluindo o Grupo de Ações Táticas Especiais (Gate) e o Comando de Operações Especiais (COE). O objetivo principal da ação é desmantelar um esquema criminoso de tráfico de drogas internacional e lavagem de dinheiro, contando com o apoio da Polícia Militar de São Paulo e da Receita Federal.

As investigações tiveram início após uma apreensão de 458 kg de cocaína no Porto de Vila do Conde, em Barcarena, Pará, em fevereiro de 2021. A carga de drogas estava escondida em meio a uma remessa de quartzo, com destino final ao Porto de Rotterdam, na Holanda. A ação policial conseguiu identificar os membros da organização criminosa envolvida, bem como toda a estrutura logística utilizada para o tráfico de cocaína rumo à Europa.

 

Quer ficar informado? Siga a TITAN no WhatsApp, Facebook, X, BlueSky e Threads 

icon_WhatsApp
icon_Twitter
icon_facebook
icon_email
PUBLICIDADE
Confira também