Home
Notícias
Presidente do Equador sofre atentado em meio a onda de protestos
Notícias

Presidente do Equador sofre atentado em meio a onda de protestos

publisherLogo
ICARO Media Group TITAN
07/10/2025 22h00
icon_WhatsApp
icon_Twitter
icon_facebook
icon_email
https://timnews.com.br/system/rss_links/images/51010/original/Logo_quadrado.png?1764257659
icon_WhatsApp
icon_Twitter
icon_facebook
icon_email
PUBLICIDADE

O presidente do Equador, Daniel Noboa, foi alvo de um atentado nesta terça-feira (7) durante um evento na província de Cañar. Segundo relatos do governo, cerca de 500 pessoas cercaram o carro presidencial, atirando pedras e disparando contra o veículo. A ministra de Energia, Inés María Manzano, confirmou que o ataque deixou marcas de bala no automóvel, caracterizando uma tentativa de assassinato. Apesar do susto, Noboa saiu ileso da situação.

Os tumultos ocorreram em meio a uma onda de protestos liderados pela Confederação de Nacionalidades Indígenas do Equador (Conaie) contra o aumento do preço do diesel. Desde o dia 22 de setembro, diversas manifestações foram realizadas em várias províncias do país, resultando em um manifestante morto, cerca de 150 feridos e aproximadamente 100 detidos. Em resposta às manifestações, o governo decretou estado de emergência em 10 das 24 províncias equatorianas.

A crescimento de 56% no valor dos combustíveis desencadeou uma crise que também é marcada por uma demanda por redução do IVA, mais investimentos em saúde e educação públicas. A Conaie alega que o aumento impacta diretamente os camponeses e critica a repressão do governo às reivindicações populares. Por sua vez, o presidente Noboa denunciou a presença de infiltrados mafiosos nos protestos, ameaçando com penas de até 30 anos de prisão os responsáveis por atos violentos.

Quer ficar informado? Siga a TITAN no WhatsApp, Facebook, X, BlueSky e Threads 

 

Este artigo foi criado por humanos via ferramenta de Inteligência Artificial e não reflete, necessariamente, a opinião do TIM NEWS, da TIM ou de suas afiliadas.
icon_WhatsApp
icon_Twitter
icon_facebook
icon_email
PUBLICIDADE
Confira também