Presidente Lula passa por cirurgia na cabeça e está em recuperação no Hospital Sírio-Libanês
ICARO Media Group TITAN

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva foi internado devido a um hematoma na cabeça e passou por uma cirurgia de emergência na madrugada desta terça-feira. O procedimento ocorreu no Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo, onde o presidente está agora se recuperando na UTI. Lula foi transferido após ser diagnosticado com hemorragia intracraniana decorrente de um acidente doméstico recente.
Na noite de segunda-feira, Lula foi a uma unidade do Hospital Sírio-Libanês, em Brasília, com dores de cabeça, onde o diagnóstico confirmou a necessidade de intervenção cirúrgica. A cirurgia para drenagem de hematoma, chamada craniotomia, ocorreu sem complicações e o ex-presidente encontra-se sob observação na UTI. A primeira-dama, Rosângela da Silva, está acompanhando de perto a recuperação de Lula.
Em outubro, Lula sofreu uma queda no Palácio da Alvorada e bateu a cabeça, o que resultou na necessidade de levar cinco pontos e realizar uma série de exames. O ex-presidente passou por uma artroplastia total do quadril direito há pouco mais de um ano e teve que retornar para avaliações de rotina. Neste momento, a equipe médica liderada por Roberto Kalil Filho e Ana Helena Germoglio está cuidando do estado de saúde de Lula.
A cirurgia de Lula ocorreu após ele ter se sentido mal no fim da tarde de segunda-feira. Inicialmente, o ex-presidente planejava fazer exames nesta terça-feira, no entanto, devido ao agravamento dos sintomas, a ida ao hospital foi antecipada. Em comunicado, o Hospital Sírio-Libanês informou que um novo boletim médico será divulgado pela manhã, durante uma entrevista coletiva marcada para as 9h. Lula, de 79 anos, teve um rápido diagnóstico e foi transferido para garantir o tratamento adequado.