Home
Notícias
Primeiro ciclone extratropical de 2026 provocará fortes temporais no Sul do Brasil
Notícias

Primeiro ciclone extratropical de 2026 provocará fortes temporais no Sul do Brasil

publisherLogo
ICARO Media Group TITAN
09/01/2026 11h05
icon_WhatsApp
icon_Twitter
icon_facebook
icon_email
https://timnews.com.br/system/images/photos/16671055/original/open-uri20260109-100-1uhklx2?1767956758
©Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil
icon_WhatsApp
icon_Twitter
icon_facebook
icon_email
PUBLICIDADE

 

Os estados do Sul do Brasil devem ficar atentos nos próximos dias devido à formação do primeiro ciclone extratropical de 2026. Esses ciclones são sistemas meteorológicos comuns na costa sul e sudeste do país, podendo trazer muita chuva e ventos fortes. A previsão indica que o sistema se originará de uma baixa pressão atmosférica entre o Paraguai e o norte da Argentina, intensificando-se já nesta sexta-feira. No domingo, o ciclone deve passar pelo extremo sul do Rio Grande do Sul, afetando principalmente os três estados da região durante o fim de semana.

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) alerta para a possibilidade de acumulados de até 100 milímetros de chuva em apenas seis horas no centro e oeste gaúcho, acompanhados por rajadas de vento de até 100 km/h. A instabilidade climática se estenderá por grande parte do território nacional a partir desta sexta-feira, com destaque para a região Sul, que enfrentará risco de temporais, fortes rajadas de vento e até queda de granizo. A previsão reflete uma mudança no tempo em todo o Brasil nos próximos dias.

No Rio Grande do Sul, a previsão é de fortes pancadas de chuva, temporais e rajadas de vento intensas devido ao deslocamento e ao aprofundamento do sistema de baixa pressão entre o Paraguai e a Argentina. A chuva também atingirá os estados vizinhos, com previsão de temporais no oeste de Santa Catarina e do Paraná na madrugada de sábado. A condição de instabilidade se expandirá para todo o Sul do Brasil, com chuvas fortes previstas para ambos os estados no domingo.

Além dos impactos nos estados do Sul, a frente fria resultante da passagem do ciclone extratropical aumentará as condições de chuva em São Paulo e no Mato Grosso do Sul a partir de domingo. No entanto, as fortes pancadas de chuva previstas para sexta e sábado nesses estados não estão relacionadas ao ciclone, mas sim ao calor típico do verão. A população deve ficar atenta aos alertas meteorológicos e tomar medidas de precaução diante das condições climáticas adversas previstas para os próximos dias.

Quer ficar informado? Siga a TITAN no WhatsApp, Facebook, X, BlueSky e Threads 

Este artigo foi criado por humanos via ferramenta de Inteligência Artificial e não reflete, necessariamente, a opinião do TIM NEWS, da TIM ou de suas afiliadas.
icon_WhatsApp
icon_Twitter
icon_facebook
icon_email
PUBLICIDADE
Confira também