Home
Notícias
Ração contaminada mata 245 cavalos no Brasil
Notícias

Ração contaminada mata 245 cavalos no Brasil

publisherLogo
ICARO Media Group TITAN
13/07/2025 22h20
icon_WhatsApp
icon_facebook
icon_email
https://timnews.com.br/system/images/photos/16560834/original/open-uri20250713-128-110lrs?1752445642
©Reprodução: Petz
icon_WhatsApp
icon_facebook
icon_email
PUBLICIDADE

O Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) confirmou neste domingo (13) que 245 cavalos morreram em decorrência da ingestão de rações contaminadas produzidas pela empresa Nutratta Nutrição Animal Ltda. Os casos ocorreram em propriedades de Minas Gerais, São Paulo, Rio de Janeiro e Alagoas.

As investigações começaram após a primeira denúncia recebida pelo Mapa em 26 de maio. De acordo com a pasta, apenas os equinos que consumiram os produtos da Nutratta foram afetados, enquanto os demais animais expostos ao mesmo ambiente permaneceram saudáveis. Laudos dos Laboratórios Federais de Defesa Agropecuária identificaram a presença de alcaloides pirrolizidínicos, substâncias tóxicas associadas a plantas que representam risco à saúde animal.

Entre os cavalos mortos está Quantum de Alcatéia, um dos garanhões mais premiados e valiosos do país, que morreu em Atalaia (AL), com suspeita de intoxicação alimentar. Diante das evidências, o Ministério lavrou auto de infração e determinou a suspensão imediata da fabricação e comercialização de rações da empresa destinadas a equinos.

A Nutratta emitiu um comunicado oficial lamentando o ocorrido, manifestando solidariedade aos criadores e afirmando que está colaborando com as autoridades. A unidade fabril da empresa foi interditada preventivamente. A fabricante informou que está revisando protocolos, rastreando a cadeia de suprimentos e analisando os lotes afetados.

Quer ficar informado? Siga a TITAN no WhatsApp , Facebook , X , BlueSky e Threads  

Este artigo foi criado por humanos via ferramenta de Inteligência Artificial e não reflete, necessariamente, a opinião do TIM NEWS, da TIM ou de suas afiliadas.
icon_WhatsApp
icon_facebook
icon_email
PUBLICIDADE
Confira também