Ressaca leva pinguins mortos à costa do Rio e causa estragos em Ipanema e Leblon
ICARO Media Group TITAN

As praias de Ipanema e Leblon, na zona sul do Rio de Janeiro, seguem enfrentando os efeitos de uma forte ressaca pelo segundo dia consecutivo. Ondas entre 2,5 e 4 metros de altura atingem o calçadão e provocaram a interdição da Avenida Delfim Moreira, no Leblon, entre as avenidas Bartolomeu Mitre e Epitácio Pessoa, nos dois sentidos. O alerta das autoridades permanece vigente até a noite de quinta-feira (31).
O trânsito na região foi impactado, com desvios pela Avenida Epitácio Pessoa no sentido Vidigal e pela Bartolomeu Mitre em direção a Ipanema. Equipes da prefeitura continuam trabalhando na limpeza e contenção dos danos provocados pela força do mar. A recomendação é que a população evite circular pelas áreas atingidas ou utilizá-las como espaço de lazer.
Um dos locais afetados foi o Baixo Bebê, tradicional ponto de encontro de famílias com crianças pequenas, que teve os brinquedos recolhidos preventivamente. Na última terça-feira, a força das ondas já havia levado ao fechamento da Delfim Moreira na altura do Posto 11, alagando parcialmente quiosques e causando correria entre banhistas e motoristas. A água também danificou estruturas no calçadão, deslocou estações de ginástica e chegou a arrastar um carro estacionado.
Durante a madrugada desta quarta (30), cinco pinguins-de-magalhães foram encontrados mortos na Praia do Arpoador, trazidos pela correnteza. As aves serão recolhidas por equipes de monitoramento ambiental, que investigarão as causas das mortes. Até o momento, não há confirmação oficial sobre o que provocou os óbitos.
Quer ficar informado? Siga a TITAN no WhatsApp, Facebook, X, BlueSky e Threads