Ricardo Nunes anuncia rompimento com a Enel
ICARO Media Group TITAN
O prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes, e o governador do estado, Tarcísio de Freitas, se reuniram nesta terça-feira (16) com o ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, no Palácio dos Bandeirantes, para discutir a situação da concessionária Enel. Após um encontro a portas fechadas, iniciado por volta das 15h, o ministro anunciou que o governo federal decidiu avançar com a rescisão do contrato da empresa responsável pela distribuição de energia no estado.
De acordo com Silveira, a Agência Nacional de Energia Elétrica iniciará o processo de caducidade do contrato, que atualmente tem validade até 2028. O ministro, no entanto, não informou quanto tempo o procedimento deve levar.
Após a reunião, Tarcísio classificou a situação da Enel no estado como “insustentável” e afirmou que a concessionária já não tem capacidade de prestar um serviço adequado à população paulista. Na mesma linha, Ricardo Nunes apresentou documentos que, segundo ele, comprovam a ineficiência da empresa na capital e em outros 23 municípios atendidos. O prefeito destacou a falta de estrutura e de preparo da concessionária para enfrentar eventos climáticos extremos, cada vez mais frequentes.
A pressão de autoridades estaduais e municipais se intensificou após um ciclone atingir a região metropolitana na semana passada, deixando cerca de 2,2 milhões de endereços sem energia elétrica. O episódio levou o governo estadual e a prefeitura a cobrarem publicamente o governo federal para que o contrato da Enel não seja renovado.
Apesar de o contrato da concessionária vencer apenas em 2028, a Enel solicitou à Aneel a renovação antecipada da concessão. Alexandre Silveira afirmou que a empresa será responsabilizada caso não cumpra integralmente suas obrigações contratuais. Em contrapartida, o ministro acusou Tarcísio e Nunes de politizarem um evento climático extremo, ressaltando que a prioridade do governo federal é restabelecer o fornecimento de energia de forma rápida e segura para a população.
Ainda assim, Ricardo Nunes buscou apoio do presidente Lula para lidar com a crise, mencionando a necessidade de ajuda durante o evento de lançamento do SBT News.
Quer ficar informado? Siga a TITAN no WhatsApp, Facebook, X, BlueSky e Threads
