Home
Notícias
Tarifas dos Estados Unidos a produtos brasileiros entram em vigor a partir desta quarta-feira
Notícias

Tarifas dos Estados Unidos a produtos brasileiros entram em vigor a partir desta quarta-feira

publisherLogo
ICARO Media Group TITAN
06/08/2025 10h47
icon_WhatsApp
icon_Twitter
icon_facebook
icon_email
https://timnews.com.br/system/rss_links/images/51010/original/Logo_quadrado.png?1764257659
icon_WhatsApp
icon_Twitter
icon_facebook
icon_email
PUBLICIDADE

 

O tarifaço imposto pelos Estados Unidos às importações brasileiras entra em vigor a partir desta quarta-feira (6). Os norte-americanosOs Estados Unidos aumentaram as tarifas de importação sobre alguns produtos brasileiros para 50%. O presidente norte-americano, Donald Trump, assinou um decreto na quarta-feira passada, elevando a tarifa adicional para 40%. Suco de laranja, aeronaves civis, petróleo, veículos e peças, fertilizantes e produtos energéticos estão entre as exceções listadas. Segundo a Casa Branca, a medida é uma resposta a ações do governo brasileiro consideradas como uma ameaça à segurança nacional, política externa e economia dos EUA. As tarifas entraram em vigor no dia 6 de janeiro.

A lista de produtos que não serão afetados pelas sobretaxas inclui suco de laranja, combustíveis, veículos, aeronaves civis e determinados tipos de metais e madeira. Negociações entre Brasil e EUA para reverter as tarifas seguem em andamento, apesar de Trump ter afirmado que o presidente brasileiro pode contatá-lo quando desejar. As tarifas impostas afetam 35,9% das mercadorias brasileiras enviadas aos EUA, o equivalente a 4% das exportações do Brasil.

Entre os produtos brasileiros afetados pela sobretaxa de 50% estão café, frutas e carnes, enquanto suco e polpa de laranja, combustíveis, minérios, fertilizantes e aeronaves civis estão isentos. O governo norte-americano justificou a medida afirmando que busca proteger empresas americanas de extorsão, cidadãos contra perseguição política, garantir liberdade de expressão e preservar a economia dos EUA. A ordem executiva assinada por Trump menciona casos como o do blogueiro Paulo Figueiredo, residente nos EUA, e acusações ao ministro do Supremo Tribunal Federal, Alexandre de Moraes.

 

Quer ficar informado? Siga a TITAN no WhatsApp, Facebook, X, BlueSky e Threads 

icon_WhatsApp
icon_Twitter
icon_facebook
icon_email
PUBLICIDADE
Confira também