Tempestades com chuva intensa e ventos fortes atingem Sul do Brasil
ICARO Media Group TITAN
Tempestades com chuva intensa, granizo e rajadas de vento atingiram a Região Sul do Brasil nesta terça-feira (13), de acordo com o alerta do Instituto Nacional de Meteorologia (INMET). O órgão emitiu avisos de perigo e perigo potencial para áreas do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná, vigentes até às 23h59. A previsão indicava volumes de chuva entre 30 e 60 mm por hora ou até 100 mm por dia, além de ventos intensos e possibilidade de queda de granizo.
Entre as áreas afetadas estavam a Região Metropolitana de Curitiba, Grande Florianópolis, Vale do Itajaí, Norte e Sul Catarinense, Serrana, além da Região Metropolitana de Porto Alegre. Havia risco de alagamentos, quedas de árvores, danos em plantações e interrupções no fornecimento de energia elétrica. Segundo a Climatempo, a terça-feira foi marcada por chuva persistente e risco de temporais nos três estados do Sul. A circulação de ventos manteve o tempo instável ao longo do dia, especialmente no Paraná e no leste de Santa Catarina, onde a chuva ocorreu com moderada a forte intensidade.
Na segunda-feira (12), o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta laranja de perigo para tempestades na faixa litorânea dos estados de São Paulo, Paraná e de Santa Catarina. O volume aumentado de chuvas ainda é efeito da passagem de um ciclone extratropical, que causou estragos em municípios no Sul e Sudeste do Brasil no final de semana. O ciclone extratropical começou a se afastar do continente em direção ao oceano, mas o alerta permanece de perigo para chuvas fortes que podem atingir volumes de até 100 milímetros ao dia e ventos intensos com rajadas de 60 a 100 quilômetros por hora.
Em meio à passagem do ciclone extratropical, o município de São José dos Pinhais, no Paraná, registrou a ocorrência de um tornado no último sábado, classificado como categoria F2 na escala Fujita, de acordo com o Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar). O fenômeno atingiu 350 residências e deixou duas pessoas levemente feridas, além de afetar cerca de 1,2 mil moradores da região.
Quer ficar informado? Siga a TITAN no WhatsApp, Facebook, X, BlueSky e Threads
