Tensão aumenta na Síria após Israel atacar palácio presidencial em Damasco

ICARO Media Group TITAN






Israel realizou, nesta quarta-feira (16), ataques nos arredores do palácio presidencial em Damasco, marcando o terceiro dia consecutivo de ofensivas do Exército israelense contra a Síria. A situação agrava a tensão no país, que já presenciou combates entre drusos e beduínos, resultando na morte de mais de 300 pessoas desde o último domingo (13).
A ofensiva israelense atingiu a sede da Presidência síria, o Ministério da Defesa do país e veículos militares na região de Sweida, onde os confrontos sectários tiveram início. Tel Aviv declarou ter atingido mais de 160 alvos na Síria desde segunda-feira.
O Estado judeu justificou os bombardeios com o objetivo de proteger a minoria drusa das forças governamentais sírias. Sarit Zehavi, ex-tenente coronel das Forças de Defesa de Israel, enfatizou a preocupação com a comunidade drusa na Síria, destacando que os ataques representam um novo front de duração indeterminada.
O aumento da violência e dos ataques fez com que a União Europeia pedisse respeito à soberania da Síria por parte de todos os atores externos envolvidos. O secretário de Estado americano, Marco Rubio, expressou preocupação com a situação e destacou os esforços em andamento para buscar uma resolução pacífica. Além disso, o Ministério de Relações Exteriores da Turquia e os Emirados Árabes Unidos condenaram os ataques israelenses.
Quer ficar informado? Siga a TITAN no WhatsApp , Facebook , X , BlueSky e Threads


