Home
Notícias
Tensão aumenta na Síria após Israel atacar palácio presidencial em Damasco
Notícias

Tensão aumenta na Síria após Israel atacar palácio presidencial em Damasco

publisherLogo
ICARO Media Group TITAN
16/07/2025 19h00
icon_WhatsApp
icon_facebook
icon_email
https://timnews.com.br/system/images/photos/16562805/original/open-uri20250716-114-11rzdwx?1752693529
©Getty Images - 2025 Getty Images
icon_WhatsApp
icon_facebook
icon_email
PUBLICIDADE

Israel realizou, nesta quarta-feira (16), ataques nos arredores do palácio presidencial em Damasco, marcando o terceiro dia consecutivo de ofensivas do Exército israelense contra a Síria. A situação agrava a tensão no país, que já presenciou combates entre drusos e beduínos, resultando na morte de mais de 300 pessoas desde o último domingo (13).

A ofensiva israelense atingiu a sede da Presidência síria, o Ministério da Defesa do país e veículos militares na região de Sweida, onde os confrontos sectários tiveram início. Tel Aviv declarou ter atingido mais de 160 alvos na Síria desde segunda-feira.

O Estado judeu justificou os bombardeios com o objetivo de proteger a minoria drusa das forças governamentais sírias. Sarit Zehavi, ex-tenente coronel das Forças de Defesa de Israel, enfatizou a preocupação com a comunidade drusa na Síria, destacando que os ataques representam um novo front de duração indeterminada.

O aumento da violência e dos ataques fez com que a União Europeia pedisse respeito à soberania da Síria por parte de todos os atores externos envolvidos. O secretário de Estado americano, Marco Rubio, expressou preocupação com a situação e destacou os esforços em andamento para buscar uma resolução pacífica. Além disso, o Ministério de Relações Exteriores da Turquia e os Emirados Árabes Unidos condenaram os ataques israelenses.

 

Quer ficar informado? Siga a TITAN no WhatsApp , Facebook , X , BlueSky e Threads  

Este artigo foi criado por humanos via ferramenta de Inteligência Artificial e não reflete, necessariamente, a opinião do TIM NEWS, da TIM ou de suas afiliadas.
icon_WhatsApp
icon_facebook
icon_email
PUBLICIDADE
Confira também