Home
Notícias
Trump anuncia tarifas de 10% sobre importações do Brasil e de outros países
Notícias

Trump anuncia tarifas de 10% sobre importações do Brasil e de outros países

publisherLogo
ICARO Media Group TITAN
02/04/2025 21h16
icon_WhatsApp
icon_facebook
icon_email
https://timnews.com.br/system/images/photos/16498897/original/open-uri20250402-93-100aqlt?1743628679
©Andrew Harnik - 2025 Getty Images
icon_WhatsApp
icon_facebook
icon_email
PUBLICIDADE

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, declarou durante uma coletiva nesta quarta-feira (2) que o país irá impor tarifas de 10% sobre todas as importações provenientes do Brasil. Além disso, Trump explicou que as tarifas recíprocas também serão aplicadas a outras nações, sendo metade das taxas cobradas por esses países. As novas medidas tarifárias fazem parte de uma estratégia para proteger a economia norte-americana e estimular o crescimento interno.

Segundo o presidente dos EUA, as tarifas servem para proteger o país de ameaças econômicas e impulsionar o desenvolvimento. Trump ainda destacou que as taxas recíprocas serão impostas a partir de agora como parte do "Dia da Libertação", que simboliza o início de um conjunto de medidas tarifárias visando a redução da dependência de produtos estrangeiros pelos Estados Unidos.

Além do Brasil, outros países também serão afetados pelas novas tarifas, como foi revelado por Trump durante a coletiva. O presidente norte-americano ressaltou a importância das taxas e sugeriu que os países que não desejam ser tarifados devem transferir suas fábricas para o território dos Estados Unidos. O governo dos EUA também anunciou a aplicação de tarifas de 25% sobre carros importados e exportações que não se enquadrem no acordo comercial com o USMCA.

A incerteza em relação aos impactos dessas tarifas nas economias globais têm gerado preocupações nos mercados financeiros e têm provocado reações em diversos países. O Brasil, por exemplo, teve uma resposta imediata, com a aprovação pelo Senado Federal de um projeto que dá ao governo poder para retaliar países ou blocos que estabeleçam barreiras comerciais contra produtos nacionais, em meio à menção feita por Trump ao país como exemplo de nação que deveria sofrer taxas.

Quer ficar informado? Siga a TITAN no WhatsApp , Facebook , X , BlueSky , Threads e Telegram

Este artigo foi criado por humanos via ferramenta de Inteligência Artificial e não reflete, necessariamente, a opinião do TIM NEWS, da TIM ou de suas afiliadas.
icon_WhatsApp
icon_facebook
icon_email
PUBLICIDADE
Confira também