Trump confirma ataque dos EUA contra Venezuela
ICARO Media Group TITAN

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, confirmou nesta segunda-feira (29) que forças americanas realizaram um ataque em território venezuelano contra uma instalação utilizada pelo narcotráfico. A operação aconteceu na semana passada e foi o primeiro ataque direto dos EUA contra o território do país sul-americano.
Durante uma coletiva de imprensa, Trump explicou que o ataque foi direcionado a uma instalação na costa venezuelana, onde ocorreu uma grande explosão na área do cais usada para carregar embarcações com drogas. O presidente norte-americano não deu detalhes sobre a realização da operação, nem confirmou se as forças armadas ou a CIA estiveram envolvidas.
Essa ação militar marca uma nova fase nas tensões entre os EUA e a Venezuela. Até então, o governo americano havia anunciado apenas operações em alto mar contra barcos suspeitos de transportar drogas, além da apreensão de navios petroleiros ligados ao governo de Nicolás Maduro. O ataque também evidencia a pressão contínua dos EUA contra o regime venezuelano, que inclui a mobilização de recursos militares na região do Caribe.
Autoridades americanas mencionaram que essa operação faz parte de um esforço mais amplo para combater o narcotráfico internacional e pressionar Maduro a sair do poder. Os EUA aumentaram a recompensa por informações que levem à prisão do presidente venezuelano e enviaram um grande contingente militar para a região. O objetivo final, segundo relatos anônimos, seria a derrubada do governo Maduro e, possivelmente, o controle das vastas reservas de petróleo do país.
Quer ficar informado? Siga a TITAN no WhatsApp, Facebook, X, BlueSky e Threads
