Home
Notícias
Trump e Xi Jinping selam trégua na guerra comercial em reunião histórica
Notícias

Trump e Xi Jinping selam trégua na guerra comercial em reunião histórica

publisherLogo
ICARO Media Group TITAN
30/10/2025 10h55
icon_WhatsApp
icon_Twitter
icon_facebook
icon_email
https://timnews.com.br/system/rss_links/images/51010/original/Logo_quadrado.png?1764257659
icon_WhatsApp
icon_Twitter
icon_facebook
icon_email
PUBLICIDADE

 

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, e o líder chinês, Xi Jinping, se encontraram pela primeira vez frente a frente desde 2019 e acertaram uma trégua de um ano na guerra comercial entre as duas potências. Durante a reunião em Busan, na Coreia do Sul, Trump e Xi concordaram em uma série de medidas, incluindo a suspensão de controles sobre ímãs de terras-raras pela China e a retomada da compra de soja americana pelo país asiático.

Como parte do acordo, os Estados Unidos manterão suspensas as tarifas recíprocas sobre produtos chineses por mais um ano, enquanto a China se comprometeu a manter o fluxo de exportação de terras raras e a combater o comércio ilícito de fentanil, uma droga sintética potente. Trump anunciou que reduzirá para 10% as tarifas sobre a China relacionadas ao fentanil, em troca de Pequim retomar a compra de soja e outros produtos agrícolas americanos.

Durante o encontro, Trump afirmou aos jornalistas que a reunião foi um sucesso, classificando-a com nota 12 em uma escala de zero a dez. O presidente americano destacou a importância da relação entre os dois países e declarou que o acordo firmado representa um avanço significativo nas negociações comerciais entre EUA e China, que envolvem questões como o comércio de terras raras e o combate ao tráfico de fentanil.

Além disso, a China concordou em reduzir as tarifas sobre produtos relacionados ao fentanil de 20% para 10%, medida que será aplicada de forma imediata. Os líderes também discutiram a renegociação do acordo anualmente e expressaram otimismo quanto à duração e eficácia do pacto firmado durante o encontro em Busan. A trégua na guerra comercial entre EUA e China representa um passo positivo na relação entre as duas superpotências e impacta diretamente setores econômicos essenciais de ambos os países, como o agrícola e o tecnológico.

 

Quer ficar informado? Siga a TITAN no WhatsApp, Facebook, X, BlueSky e Threads 

Este artigo foi criado por humanos via ferramenta de Inteligência Artificial e não reflete, necessariamente, a opinião do TIM NEWS, da TIM ou de suas afiliadas.
icon_WhatsApp
icon_Twitter
icon_facebook
icon_email
PUBLICIDADE
Confira também