Home
Notícias
Trump sinaliza que deve encontrar Lula e pretende rever tarifas
Notícias

Trump sinaliza que deve encontrar Lula e pretende rever tarifas

publisherLogo
ICARO Media Group TITAN
25/10/2025 13h43
icon_WhatsApp
icon_Twitter
icon_facebook
icon_email
https://timnews.com.br/system/rss_links/images/51010/original/Logo_quadrado.png?1764257659
icon_WhatsApp
icon_Twitter
icon_facebook
icon_email
PUBLICIDADE

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva confirmou que espera se encontrar com o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, durante a cúpula da Associação das Nações do Sudeste Asiático (Asean), que ocorrerá neste domingo (26) na Malásia. Em meio a um contexto de busca por soluções diplomáticas, Lula expressou confiança de que a conversa poderá ajudar a resolver as divergências entre os dois países.

Trump, por sua vez, indicou que pretende rever as tarifas sobre produtos brasileiros, ressaltando que isso poderá ser feito "sob as circunstâncias certas". A expectativa é que essa reaproximação diplomática entre os presidentes possa contribuir para reorganizar a relação bilateral, que foi abalada após o anúncio do aumento das tarifas imposto pelos EUA sobre produtos do Brasil.

A reaproximação entre Lula e Trump teve início em setembro, durante a Assembleia das Nações Unidas, em Nova York, onde os líderes se cruzaram e demonstraram uma boa relação. Em outubro, ocorreu uma ligação de 30 minutos entre os dois, mediada pelas diplomacias de ambos os países. Nesse encontro, Lula solicitou a revogação das sanções contra autoridades brasileiras e a retirada da sobretaxa sobre produtos nacionais.

Durante a coletiva de imprensa na Indonésia, Lula confirmou que pretende abordar esses assuntos no encontro com Trump, destacando que a reunião será livre e sem vetos de temas a serem discutidos. Além das questões comerciais, o presidente brasileiro também não descarta debater as investidas dos Estados Unidos na Venezuela e na Colômbia. Lula já expressou sua oposição a qualquer tentativa de intervenção em países sul-americanos.

 

Quer ficar informado? Siga a TITAN no WhatsApp, Facebook, X, BlueSky e Threads 

Este artigo foi criado por humanos via ferramenta de Inteligência Artificial e não reflete, necessariamente, a opinião do TIM NEWS, da TIM ou de suas afiliadas.
icon_WhatsApp
icon_Twitter
icon_facebook
icon_email
PUBLICIDADE
Confira também