Home
Notícias
Drone de R$ 1 bilhão dos EUA desaparece perto do Irã após alerta de emergência
Notícias

Drone de R$ 1 bilhão dos EUA desaparece perto do Irã após alerta de emergência

publisherLogo
Tecmundo
10/04/2026 21h30
icon_WhatsApp
icon_Twitter
icon_facebook
icon_email
https://timnews.com.br/system/images/photos/16717874/original/glassworm_sexta_onda_4_dbefac3c0d?1775914934
©Northrop Grumman
icon_WhatsApp
icon_Twitter
icon_facebook
icon_email
PUBLICIDADE

O drone de vigilância mais caro da Marinha dos Estados Unidos desapareceu sobre o Estreito de Ormuz, próximo ao Irã. O modelo MQ-4C Triton, que não estava tripulado, sumiu logo após emitir um alerta de emergência em vôo.

A aeronave, que pode custar até R$ 1 bilhão, havia concluído um turno de três horas de monitoramento no Golfo Pérsico e estava, supostamente, retornando à sua base na Itália, a Estação Aérea Naval de Sigonella.

Aeronave avisou que estava com problemas

O Flightradar24, site de rastreamento aéreo, indica que o drone fez uma curva em direção ao Irã quando transmitiu um código usado para emergências gerais. Então, o drone iniciou uma descida, perdeu altitude e desapareceu. As autoridades ainda não sabem se o equipamento caiu ou foi abatido, mas essa atividade nunca havia sido registrada nesse modelo.

No início dessa semana, os Estados Unidos e o Irã chegaram a um acordo de cessar-fogo, na expectativa de que a capital iraniana reabra o Estreito de Ormuz, para retomar o tráfego marítimo. No entanto, até agora, apenas três navios passaram pela região.

Guerra no Irã faz autoridades suspeitarem de abate

O modelo de drone da empresa norte-americana Northrop Grumman é projetado para missões estratégicas de longa vigilância. Principalmente em áreas sensíveis como rotas marítimas. O equipamento funciona por mais de 24 horas em altitudes superiores a 15 mil metros, com alcance de quase 14 mil quilômetros.

Até 2025, a Marinha dos EUA tinha 20 unidades do Triton e planejava ampliar a frota.

O desaparecimento da aeronave acontece em meio a um momento de tensão tanto geopolítica como cibernética. Com a guerra no Irã, cibercriminosos ligados ao governo iraniano estão atacando empresas americanas que apoiam o conflito, expondo líderes do Departamento Federal de Investigação (FBI) e comprometendo sistemas de controle de água, energia e fábricas dos EUA.

Acompanhe o TecMundo nas redes sociais. Para mais notícias de segurança e tecnologia, inscreva-se em nossa newsletter e canal do YouTube.

icon_WhatsApp
icon_Twitter
icon_facebook
icon_email
PUBLICIDADE
Confira também