Home
Estilo de Vida
Primeiro transplante de olho no mundo é anunciado em Nova York
Estilo de Vida

Primeiro transplante de olho no mundo é anunciado em Nova York

publisherLogo
Aventuras Na História
09/11/2023 17h45
icon_WhatsApp
icon_Twitter
icon_facebook
icon_email
https://timnews.com.br/system/images/photos/15870312/original/open-uri20231109-56-p7h1sb?1699552883
©Imagem de LhcCoutinho por Pixabay
icon_WhatsApp
icon_Twitter
icon_facebook
icon_email
PUBLICIDADE

Nesta quinta-feira, 9, cirurgiões de Nova York, nos Estados Unidos, anunciaram o primeiro transplante de olho inteiro realizado em um ser humano. Anteriormente, era somente realizado pelos médicos o transplante da camada frontal do olho, a córnea.

Segundo a equipe cirúrgica da NYU Langone Health, desde a realização do procedimento cirúrgico, há seis meses, o olho enxertado apresentou sinais positivos de saúde, como o bom funcionamento dos vasos sanguíneos. 

A cirurgia aconteceu durante um transplante facial no paciente Aaron James, de 46 anos, submetido ao procedimento após ter o lado esquerdo de seu rosto destruído por um acidente elétrico de alta tensão em seu local de trabalho.

Segundo repercutiu o portal de notícias do G1 com informações da REUTERS, o líder da equipe que fez o procedimento, Eduardo Rodriguez, comentou:

O simples fato de termos transplantado um olho é um grande avanço, algo que foi pensado durante séculos, mas nunca foi realizado”.

Vale destacar que, a princípio, os médicos tinham a intenção de incluir o globo ocular como parte do transplante facial por razões estéticas. Sobre isso, Eduardo disse: “Se ocorresse alguma forma de restauração da visão, seria maravilhoso, mas o objetivo era que realizássemos a operação técnica e que o globo ocular sobrevivesse”.

O paciente 

James estava ciente da possibilidade de não recuperar a visão em seu olho esquerdo, o transplantado, mas mesmo assim se submeteu ao procedimento. Na ocasião, Aaron relatou:

Eu disse a eles: 'mesmo que eu não consiga ver... talvez pelo menos todos vocês possam aprender algo para ajudar a próxima pessoa'. É assim que você começa. Espero que isso abra um novo caminho”.

Mesmo assim, o líder da equipe que realizou o procedimento não descarta a possibilidade dele voltar a enxergar.

No momento, o olho transplantado ainda não se comunica, através do nervo óptico, com o cérebro. Apesar disso, as equipes estão trabalhando para desenvolver maneiras de conectar as redes de nervos no cérebro a olhos sem visão por meio da inserção de elétrodos.

Esse texto não reflete, necessariamente, a opinião do TIM NEWS, da TIM ou de suas afiliadas.
icon_WhatsApp
icon_Twitter
icon_facebook
icon_email
PUBLICIDADE
Confira também