Home
Tecnologia
Google quer “eliminar senhas” com autenticação obrigatória no login
Tecnologia

Google quer “eliminar senhas” com autenticação obrigatória no login

publisherLogo
Tecmundo
06/10/2021 14h00
icon_WhatsApp
icon_Twitter
icon_facebook
icon_email
https://timnews.com.br/system/rss_links/images/50659/original/Tecmundo.png?1764195704
icon_WhatsApp
icon_Twitter
icon_facebook
icon_email
PUBLICIDADE

Se torna cada vez mais importante manter nossos dados pessoais seguros e o primeiro passo para a proteção são as senhas. No entanto, por vezes é difícil gerenciar tantas senhas complexas, o que pode complicar a etapa de login.

Quem nunca ficou preso no looping de trocar de senha, esquecer a senha e trocar a senha de novo? A partir disso, o Google divulgou uma lista de melhorias que estão sendo desenvolvidas e aplicadas para tornar a etapa de login mais segura e eficaz.

Tornando o login simples e seguro

Recurso de geração de senha forte (Fonte: Google/Reprodução)Recurso de geração de senha forte (Fonte: Google/Reprodução)

O Gerenciador de senhas do Google Chrome é responsável por verificar 1 bilhão de senhas, para evitar ataques de hackers e garantir que os acessos estão seguros, segundo a empresa. A ferramenta ainda facilita a utilização de senhas difíceis de lembrar, ao contar com o preenchimento automático.

O recurso de geração de senha forte já é utilizado para usuários Android e deverá chegar em breve para aparelhos iOS, criando uma senha automática, forte e única para o site em questão. Outro procedimento que está em desenvolvimento permitirá que o app do Google tenha acesso a todas as senhas registradas no Gerenciador do Chrome.

Verificação em duas etapas (2SV)

Verificação em 2 etapas (Fonte: Google/Reprodução)Verificação em 2 etapas (Fonte: Google/Reprodução)

A verificação em duas etapas combina de forma efetiva os fatores “algo que você sabe” (sua senha) com “algo que você tem” (seu dispositivo móvel ou chave de segurança). O Google pretende tornar o modelo de verificação obrigatório e cadastrará mais de 150 milhões de usuários até o final de 2021, além de exigir a mais de 2 milhões de criadores do YouTube a acioná-la. Para quem já utiliza o recurso, em breve o Google deve apresentar mudanças, onde a utilização de senhas será dispensável a longo prazo.

Mais formas de segurança

Para tornar as chaves de segurança mais acessíveis, a empresa criou o recurso Google Smart Lock diretamente em aparelhos Android e disponibilizou também em um aplicativo para usuários iOS. Além disso, o Google lançou o One Tap e o Google Identity Services, que utiliza de tokens seguros para permitir o acesso em sites parceiros como Pinterest e Reddit. 

Para conferir se sua conta está segura, a empresa disponibilizou a Central de Segurança para fazer verificações, dando dicas práticas sobre segurança com as contas e aplicativos do Google.

Esse texto não reflete, necessariamente, a opinião do TIM NEWS, da TIM ou de suas afiliadas.
icon_WhatsApp
icon_Twitter
icon_facebook
icon_email
PUBLICIDADE
Confira também