15 anos do Novo Uno: modelo da Fiat marcou nova era no design dos compactos

33giga






O Novo Uno completa 15 anos de lançamento, passando a entrar na lista de modelos icônicos da história da Fiat. Lançado em maio de 2010, o modelo representou uma revolução no segmento de compactos ao apresentar um design inovador, soluções inteligentes de espaço interno e tecnologias, dando continuidade ao legado do Uno, um dos modelos mais queridos e de maior sucesso na indústria automotiva nacional.
Desenvolvido no Polo Automotivo de Betim, em Minas Gerais, a nova geração do Uno chegou ao mercado com muita personalidade. O modelo tinha como conceito “Round Square”, ou “quadrado arredondado”, que remetia às linhas quadradas do Uno original, porém com os cantos arredondados, deixando o modelo com visual mais moderno. Trabalho efetivo da equipe do Design Center South America, que teve autonomia para criar um projeto único, focando efetivamente no público brasileiro.
Naquele momento, o Novo Uno foi ofertado em quatro versões, sendo elas Vivace 1.0 Flex, Uno Way 1.0 Flex, Uno Attractive 1.4 Flex e Uno Way 1.4 Flex. O modelo oferecia múltiplas opções de personalização, tanto de elementos visuais quanto de itens de conveniência, além de 14 cores para escolher, entre lisas e metalizadas, sendo três delas novidade no portfólio da Fiat: Amarelo Citrus e Azul Splash, exclusivas para as versões Vivace e Attractive, e Verde Box para versões Way.
Esta quantidade e diferenciação de cores foi disruptiva e tão icônica para a época que até hoje pessoas remetem ao Uno “marca texto”, ao modelo pintado na cor Amarelo Citrus. Essa grande disponibilidade de tons foi muito bem retratada na campanha da época chamada de “Uno Duni Te”.
À época, o modelo também marcou a estreia de dois novos motores no mercado: o Fire 1.0 Evo e o Fire 1.4 Evo, ambos Flex. Aliados a modernas tecnologias, eles entregavam potência, economia de combustível e baixo nível de emissões. Com o motor Fire 1.0 Evo, o modelo entregava 73 cv de potência e 9,5 kgfm de torque quando abastecido com gasolina. Já com etanol, o valor mudava para 75 cv de potência e 9,9 kgfm de torque. No motor Fire 1.4 Evo, o carro entregava 85 cv de potência e 12,4 kgfm de torque com gasolina e 88 cv de potência e 12,5 kgfm de torque com etanol.
O Novo Uno também fez história ao ser o primeiro carro nacional com a tecnologia Start-Stop. Em setembro de 2014, o Fiat Uno Evolution, MY15, foi pioneiro ao apresentar este sistema em um carro popular no Brasil.
Em 2016, o Novo Uno passou por mudanças. O modelo ganhou renovação nas linhas externas e foi escolhido para o lançamento da nova e avançada família de motores Firefly. Importantes tecnologias como Controle de Tração (TC), estabilidade (ESC) e assistente de partida em rampas colocaram o Novo Uno como um dos carros mais seguros e modernos de seu segmento.
Em 2021, o modelo encerrava sua participação no mercado nacional com a série de despedida do Uno Ciao, uma linha especial limitada de 250 unidades em homenagem a um ícone da indústria automotiva brasileira. Com esta alusão da saudação “Ciao”, que em italiano tem dois sentidos – pode ser usada tanto para cumprimentar alguém, quanto para se despedir –, o veículo, que foi fabricado de forma ininterrupta desde agosto de 1984 no Polo Automotivo de Betim (MG), acumula 4.379.356 unidades produzidas.
Prêmios
O Novo Uno ganhou diversas premiações já no primeiro ano de lançamento. Ele foi considerado o “Carro do Ano 2011” e “Carro do Ano 2011 pelo voto popular” da revista Auto Esporte; “Melhor Carro Imprensa Automotiva”, “Melhor Carro Nacional” e “Melhor Carro Popular” pela Associação Brasileira da Imprensa Automotiva (ABIAUTO); “Melhor carro até 1.000cc” e “Melhor Carro de 1.000 a 1.599cc” pelo prêmio Top Car TV; “Melhor Carro Nacional” pelo prêmio CAR Awards 2011 da revista Car Magazine; e “10 Best 2011” da revista Car and Driver.
Todos somos Uno
Coube ao Uno o pioneirismo de diversas tecnologias na indústria. Sua carroceria sempre aliou design com versatilidade, sendo capaz de entregar espaço interno, visibilidade e conforto que revolucionaram o segmento. Tanto que, na sua chegada (1984), o modelo inaugurou o conceito “Pequeno por fora, Grande por dentro”.
Em 1987 chegou o Uno 1.5 R, o Fiat mais rápido da marca, que fazia de 0 a 100 km/h em 12 segundos. O papel do Uno na democratização da mobilidade é indiscutível. Em 1990, ele foi o primeiro carro do Brasil com motor 1,0 litro, mais um ineditismo da marca. Compacto, leve e espaçoso, ele permitiu que milhões de brasileiros pudessem ter um veículo zero-quilômetro em suas garagens.
Em 1994, o Mille ELX se tornou o primeiro carro popular a disponibilizar ar-condicionado. No mesmo ano, e em uma época em que ninguém falava em downsizing, a Fiat surpreendeu o mercado ao lançar o Uno Turbo, que aliava performance e eficiência em um modelo que rapidamente se tornou o sonho de consumo dos brasileiros. Em 2013 terminava a primeira geração do modelo, marcada pela série especial Grazie Mille.


