9 cursos gratuitos para aprender programação
33giga
A Rocketseat oferece nove cursos gratuitos de tecnologia com emissão de certificados. Os conteúdos foram desenvolvidos para fazer com que pessoas, mesmo sem experiência prévia, consigam entender conceitos essenciais das principais linguagens de programação requeridas pelo mercado, como C#, .NET, Python e Java. Além disso, há conteúdos sobre como utilizar a inteligência artificial no dia a dia e como se tornar um profissional de carreira internacional em tecnologia.
Confira a seleção de cursos gratuitos para aprender programação:
1. Curso Discover
Como o próprio nome sugere, o conteúdo do Discover foi desenvolvido para ajudar pessoas sem qualquer experiência prévia a descobrir os detalhes da profissão de desenvolvedor de software. A grade é composta por temáticas como blocos de construção da web, HTML, CSS, introdução ao JavaScript e como usar o Git e GitHub.
2. Angular – Curso Introdutório
O curso apresenta, de forma introdutória, a aplicação do Angular, um dos frameworks JavaScript mais populares e robustos que existem. Assim, o estudante finaliza o curso com a habilidade de criar as primeiras aplicações web do zero – resultado do entendimento do que é um projeto estruturado, a função de cada arquivo e como integrar bibliotecas de terceiros.
3. C# e .NET – Curso Introdutório
A grade de conteúdo foi desenvolvida com o objetivo de fazer com que pessoas sem experiência prévia sejam capazes de construir uma API do zero com funcionalidades essenciais, como criar, visualizar, editar e excluir dados. Assim, conceitos como tratamento de erros e integração com bancos de dados são algumas das temáticas abordadas.
4. Go – Curso Introdutório
Também conhecido como Golang, Go é uma linguagem de programação moderna e simples, criada pelo Google. Amplamente utilizada na construção de microsserviços e APIs, seu aprendizado é fundamental para quem quer aprender programação. No curso introdutório, é possível aprender conceitos essenciais, como instalação, documentação oficial, tipos básicos de dados, fluxos de controle, structs e funções.
5. Python com Flask – Curso Introdutório
O curso apresenta como combinar o uso da linguagem Python com Flask, um dos seus microframework de desenvolvimento web, para desenvolver um projeto web completo. De forma prática, o conteúdo ajudará o estudante a criar uma API completa que simula um sistema de e-commerce – construindo rotas, implementando autenticação de usuário e desenvolvendo funcionalidades essenciais, como listar produtos, adicionar itens ao carrinho de compras e realizar o check-out.
6. React Native com Expo – Curso Introdutório
O conteúdo foi desenvolvido com o objetivo de ajudar os estudantes a conhecerem o potencial e rapidez na criação de aplicativos móveis Android e iOS com a combinação do React Native com Expo e Expo Reuter. No decorrer do curso, as etapas do desenvolvimento de um aplicativo serão abordadas de forma didática e prática, desde a configuração do ambiente e criação do projeto, até os fundamentos de estrutura de pastas e componentização.
7. Java com Spring Boot – Curso Introdutório
Para ajudar aqueles que querem desenvolver e publicar uma API do zero, o curso mostra como isso é possível de ser feito utilizando o Java com Spring Boot. A grade de conteúdo é prática e mostra como criar um to-do list do zero (API para o gerenciamento de tarefas). O curso inclui criação de rotas HTTP, validação de parâmetros, integração com banco de dados, autenticação JWT com Spring Security e deploy na plataforma Render.
8. Masterclass IA
Diferentemente dos outros cursos, mas também disponibilizada gratuitamente, a Masterclass em Inteligência Artificial é focada em desmistificar o uso da IA, mostrando como pode ser uma ferramenta prática e acessível. De maneira introdutória, há a apresentação de como a tecnologia funciona, suas ferramentas mais utilizadas e como fazer perguntas que gerem respostas assertivas, ou seja, há um detalhamento sobre a construção de prompts.
9. Dev Global – Starter Pack
O curso foi desenvolvido para ajudar desenvolvedores brasileiros a destravarem e iniciarem a carreira internacional, conquistando vagas no mercado de tecnologia global. Sendo assim, mescla soft e hard skills requisitadas e necessárias para trabalhar em ambientes internacionais, como o uso da língua inglesa – e a desmistificação do “inglês perfeito” – e nuances de etiqueta em reuniões online. Além disso, o conteúdo também explica como se preparar para processos seletivos internacionais.
